
Parintins, AM – A declaração do vereador Ernesto de Jesus chocou os pais de alunos e monitores, que, após demitidos, estavam atuando de forma voluntária no projeto.
O comando do 11º Batalhão Tupinambarana já tinha se pronunciado afirmando que estava mantendo diálogo com a Prefeitura para impedir o término, visto que a PM conta com efetivo reduzido e não tem condições de remanejar policiais para o Programa em substituição aos monitores.
Fazem parte do Pelotão mais de 700 crianças e adolescentes com aulas de reforço escolar e oficinas, além da parte militar. Temas transversais como cidadania, civismo, Estatuto da Criança e Adolescente, trânsito, combate às drogas, ordem unida são trabalhados mês a mês. Se acabar, o programa deixará de atuar em Parintins, Vila Amazônia e Caburi.
Após o pronunciamento, monitores e merendeiros decidiram paralisar as atividades voluntárias e pediram uma retratação por parte do vereador. Uma nota de repúdio foi emitida pelos voluntários do Programa.
Retratação não convence
O vereador Ernesto de Jesus se retratou na sessão na Câmara Municipal de Parintins por ter desqualificado os monitores do Programa Pelotão Mirim na sessão do dia anterior.
A sessão contou com a presença dos monitores na galeria que levaram um documento exigindo a retratação por parte do parlamentar.
Apesar do pedido de desculpas, o vereador voltou a afirmar que não irá interceder para a volta dos monitores, porém garantiu que o Programa não irá acabar pois policiais militares serão destacados para darem aula para as crianças e adolescentes.
O vereador foi muito criticado pelos colegas de parlamento, que chegaram a dizer que o edil estava sonhando se achava que o comando iria destacar policiais para um programa social, na atual crise de segurança pela qual passa o município.
Oposição reage

Educação, Saúde e o programa social Pelotão Mirim foram as principais munições dos vereadores da oposição para proferir críticas à administração municipal na sessão ordinária desta quarta-feira na Câmara Municipal de Parintins.
As secretárias de saúde e educação, Rainez Rocha e Eliane Melo, respectivamente, foram as mais criticadas, chamadas em diversos momentos de incompetentes, descomprometidas e até mentirosas.
Isso porque, segundo os vereadores, a saúde e a educação foram as pastas mais prejudicadas no processo de demissões em massa ocorridas no inicio do mês.
Segundo os vereadores Juliano Petro velho e Rai Cardoso, a saúde está pior, com a falta de funcionários nos hospitais e postos de saúde para serviços básicos e necessários. Além disso, a Secretaria de Saúde estaria mentindo ao anunciar a recondução de alguns funcionários aos antigos cargos. “É o fundo do poço”, disse o vereador Cabeça.
Já o vereador Maildson aproveitou a oportunidade para tecer críticas para a secretária de educação, Eliane Melo, e pediu que ela saia de seu gabinete para ir até as escolas para saber a real situação das mesmas. Segundo ele, falta comprometimento e competência da secretária para administrar a educação.
Os vereadores aproveitaram a presença dos monitores do programa pelotão Mirim para cobrar a prefeitura que mantenha o projeto funcionando.
Amazonianarede/ Por Emiliana Monteiro/Portal Parintins
/