Programa inédito da Semjel recebe convite para prêmio da Unicef

Semjel poderá ganhar premio da UNICEF, com a Coonlia de Ferias para pessoas deficientes

 

Semjel poderá ganhar premio da UNICEF, com a Coonlia de Ferias para pessoas deficientes
Semjel poderá ganhar premio da UNICEF, com a Coonlia de Ferias para pessoas deficientes

O programa 1ª. Colônia de Férias para Pessoas com Deficiências (PCD’s) realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), inédito em todo o Brasil, recebeu convite do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para se inscrever no Prêmio “Promovendo a inovação, acesso e inclusão no esporte e atividade física para todos”, organizado pelo órgão em nível mundial. O convite foi feito na sexta-feira, 29, durante o encerramento do programa, com a participação de mais de 100 crianças.

A ideia da premiação e inspirar boas práticas que mostrem o impacto positivo das práticas esportivas na vida das crianças e dos adolescentes. A premiação, que visa reconhecer pessoa ou organizações que desenvolvam ou tenham desenvolvido e implementado políticas, programas ou projetos para essa área, é uma iniciativa da Parceria Global para crianças com deficiência.

Para o secretário Sildomar Abtibol, da Semjel, foi a concretização de um sonho que deverá se tornar política pública no município pela importância que teve na vida dessas crianças e de suas famílias. “Foi um marco para a nossa história porque essa foi a primeira colônia de férias para crianças com deficiência na cidade, no Estado e no País”, afirmou.

Os projetos selecionados concorrem a uma premiação em dinheiro que garante US$ 1 mil para o primeiro colocado, mas na avaliação do secretário, o mais importante é a visibilidade que o programa ganha com o reconhecimento internacional.

Um dos idealizadores da colônia, o professor de Educação Física Eldo Gomes, destacou a participação dos profissionais e estudantes para o sucesso dessa iniciativa que, para ele, foi um grande desafio vencido pela solidariedade e profissionalismo. Outra professora, Viviane Ferreira, disse ter sido gratificante ver tantas crianças e adolescentes PCD’s vivendo momentos de alegria em coletividade. “Era bom demais ver as crianças e suas mães felizes nos dias da colônia”, observou.

A estagiária de Educação Física Flaviana Oliveira, 29, também apontou as mudanças no humor e bem-estar das crianças antes e depois de participar das atividades da colônia. “Era visível como elas saíam felizes da piscina, da sala de jogos e das demais atividades”, contou.

A Colônia de Férias também teve aprovação total de pais e responsáveis dos participantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.