Programa Galera Nota 10, do Governo do Amazonas, é premiado pelo Ministério da Justiça

Amazonianarede – Agecom

Manaus – O programa Galera Nota 10, do Governo do Amazonas, executado pela Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), foi premiado nacionalmente com o diploma federal de “Mérito pela Valorização da Vida 2012”. O diploma é concedido pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em reconhecimento às ações de implementação e fortalecimento da política nacional sobre drogas. A entrega do prêmio aconteceu na segunda-feira, 21 de janeiro.

“Esse prêmio do Ministério da Justiça é um reconhecimento a esse trabalho feito pelo Galera Nota 10, que funciona de madrugada em quatro núcleos na capital. Enquanto a maioria das pessoas dorme, esse grupo multidisciplinar se esforça para dar um novo rumo à vida de jovens em situação de risco social”, destaca a titular da Sejel, Alessandra Campêlo.

Em 2001, um estudo realizado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) comprovou que existiam mais de 600 galeras em Manaus. Em virtude deste cenário, o então secretário de Segurança Pública, Omar Aziz, criou o Galera Nota 10 para solucionar o problema da criminalidade que atingia os adolescentes e jovens na cidade.

Em seu primeiro ano de funcionamento, o programa conseguiu reduzir em 65% o número de galeras. Em mais de dez anos de atividades, a redução já chega a 92%.

Galera Nota 10 – Com apoio da Sejel, o Galera Nota 10 funciona das 22h às 3h, nos núcleos do Alvorada (zona centro-oeste), Betânia (zona sul), Mutirão e Santa Etelvina, ambos na zona norte de Manaus. O programa atende mensalmente 3.500 jovens em situação de risco, entre 12 a 29 anos, oferecendo atividades artísticas, esportivas, socioeducativas durante a madrugada. E também oferece acompanhamento psicossocial e terapia comunitária, além de encaminhar os usuários para cursos profissionalizantes, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab). 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.