Professores indígenas empossados na rede municipal de ensino

Professores indígenas, empossados na rede municipal de ensino

 

 

Professores indígenas, empossados na rede municipal de ensino
Professores indígenas, empossados na rede municipal de ensino

Manaus, AM – No dia em que se comemora o Dia do índio,, trinta professores indígenas tomaram posse na manhã desta terça-feira, 19, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Eles foram convocados no Processo Seletivo Simplificado (PSS), lançado no final do mês de fevereiro. Os novos educadores atuarão nas quatro escolas indígenas e em 18 Espaços Culturais, atendidos pela rede municipal de ensino

O prefeito em exercício, Marcos Cavalcanti destacou que levar profissionais da educação capacitados para as comunidades é o dever do município. “A prefeitura contribui para manter a cultura indígena e é a função da Semed manter essa cultura viva e proporcionar uma educação bilíngue nas comunidades, o que está sendo feito hoje com a posse desses servidores”, enfatizou.

De acordo com a secretária de Educação, Kátia Schweickardt, a rede municipal de ensino vem investindo em uma educação diferenciada, na busca que manter as tradições indígenas.

“Nessas escolas indígenas nossa educação é bilíngue. Temos ainda uma gerência de educação indígena que realiza um trabalho pedagógico diferenciado. Nossa rede tem esse trabalho que incorpora conhecimento, tradições e costumes que estão profundamente presentes na nossa história”, disse a secretária.

Setenta e duas comunidades

Atualmente, a Semed atende 22 comunidades indígenas, sendo que em quatro delas o trabalho é feito em Escolas Indígenas e 18 Espaços Culturais, atendendo um total de 671 alunos. Os trabalhos realizados nestes ambientes são importantes para o resgate da tradição indígena, como destacou o gerente da Educação Indígena da Semed, Rossini Maduro.

“Esses professores fazem um trabalho de revitalização linguística e cultural das comunidades. Por isso, eles são indicados pelos comunitários para participar do PSS. São esses trabalhos que vão possibilitar que essa cultura, essa língua seja perpetuada, que não se perca apesar das influências de culturas externas”, destacou.

Nas escolas indígenas são ofertados ensinos intercultural e interdisciplinar, onde os professores indígenas alinham o ensino dos componentes curriculares da base nacional comum curricular com os conhecimentos tradicionais construídos secularmente pelos povos indígenas.

Os Espaços Culturais atendem, no contra turno, os alunos indígenas de Manaus matriculados em escolas não indígenas existentes nas proximidades de suas comunidades. Nesses Espaços, os professores focam os trabalhos pedagógicos no fortalecimento e valorização das culturas e línguas maternas.

Tomando posse para atuar na etnia Kambeba, o professor Mário dos Santos Cruz acredita que os alunos estão abertos a novos conhecimentos. “Espero que esse ano possamos realizar um trabalho de culturas diferentes, abertos a novos conhecimentos, não deixando de trabalhar o conhecimento do branco, mas também trabalhando o conhecimento tradicional indígena”, informou.

Exposição de trabalhos

Marcando as comemorações do Dia do Índio, alunos e professores, realizaram a “2ª Exposição de Educação Escolar Indígena: Saberes, Culturas, Artes e Tradições”, que aconteceu no hall da secretaria.

Os trabalhos apresentados visam a revitalização, valorização e fortalecimento das culturas e línguas indígenas existentes no município de Manaus. O evento contou com a participação de alunos e professores das Escolas Indígenas Municipais Kanata T-Ykua, Puranga Pisasú, Arú Waimi, Kunyatá Putira e dos Espaços Culturais atendidos pela secretaria, além de lideranças, comunitários e demais convidados.

Amazonianarede-Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.