Produção de motos pode ultrapassar um milhão de unidades no Brasil este ano, diz Abraciclo

Produção de motos pode ultrapassar um milhão de unidades no Brasil este ano, diz Abraciclo

Associação já registrou aumento de 19% na produção até novembro deste ano.O PIM em Manausm gtem grande participação.

Manaus, AM – A produção de motocicletas no Brasil pode ultrapassar um milhão de unidades em 2018. A projeção foi divulgada pela Abraciclo, nesta quarta-feira (12), em Manaus.

De janeiro a novembro deste ano foram fabricadas 968.860 motos, o que representa aumento de 19% comparado com mesmo período em 2017. A oferta de empregos no setor também voltou a crescer após sete anos consecutivos de queda.

Apesar da retração de 14,4% nas exportações de motos, o presidente da Abraciclo, Marcos Fernanian, afirmou que o mercado brasileiro absorveu a produção dos veículos para vendas no varejo e atacado.

“A indústria está bastante feliz. A gente teve um crescimento substancial na produção e no mercado interno nos últimos meses.

A expectativa inicial era de crescer 10%, e vínhamos em ritmo bastante positivo, o que culminou nesse crescimento na produção. Devemos fechar na casa de um milhão de unidades. Não chagávamos nesse patamar há dois anos”, informou.

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares divulgou os indicadores e projeções do setor de Duas Rodas.

Segundo a Abraciclo, dos 67,8 bilhões faturados pelo PIM até setembro deste ano, mais de R$ 9 bilhões têm origem no setor.

As 14 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) concentram 98% da produção de motos e bikes do país. Confira o balanço dos últimos 11 meses:

O aumento no acumulado da fabricação de motos é atribuído ao crescimento da oferta de crédito, além da volta da confiança do consumidor em adquirir veículos.

“Cerca de 70% das nossas vendas está no consórcio ou nas vendas financiadas.  O consumidor precisa sentir confiança para se comprometer com parcelas que ele tem que honrar todo mês. Esse aumento da confiabilidade do consumidor no futuro é um aspecto bastante preponderante”, explicou Fermanian.

As vendas no atacado – das fabricantes para as concessionárias – cresceram 19,4% de janeiro a novembro.

Foram comercializadas 890.703 motos em 2018, enquanto no ano passado foram vendidas 746.039 no mesmo período. Foram lançados 40 modelos de motos este ano, ou seja, oito a mais do que em 2017, quando 32 novos produtos foram lançados no mercado nacional.

A expectativa é que a produção anual de motos feche em 1.035.000 unidades. São 17,2% a mais se comparado com acumulo de 2017, quando 882.876 motos foram fabricadas no país.

A alta demanda na produção gerou aumento nos postos de trabalho nas fábricas do setor no Polo Industrial de Manaus. A redução dos empregos era registrada desde 2011.

“Pelos dados da Suframa, a empregabilidade até setembro no segmento é de quase 12.500 empregos diretos. Temos notícias dos fabricantes que de lá para cá esse número vem aumentando efetivamente, o que é um ótimo sinal para Manaus e toda a região”, comentou o presidente da Abraciclo.

 Exportações em queda

As exportações de motocicletas devem cair 14,4% em 2018 em relação ao ano passado, de um volume de 81.789 unidades fabricadas para 70 mil.

A projeção para 2019 é de uma queda ainda maior, de 30% com 49 mil motos exportadas para mercado exterior.

O recuo está ligado à redução da demanda de motos da Argentina, que é o principal comprador dos fabricantes de motocicletas, com fatia de 70% das exportações.

Amazoninarede—RAMZ/Abraciclo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.