Procon Manaus notifica concessionária de água pela não divulgação do reajuste antecipado

A medida visa garantir ao cidadão a qualidade da água que está sendo consumida por ele
Contas de água, deverão chegar com reajuste
Contas de água deverão chegar com reajuste

Manaus, AM = A Ouvidoria Municipal e Proteção ao Consumidor de Manaus (Procon Manaus) notificou, nesta quinta-feira, 21, a empresa concessionária do serviço de água, Manaus Ambiental, pelo descumprimento do artigo 39 da Lei Federal 11.445/2007, que estabelece que “as tarifas serão fixadas de forma clara e objetiva, devendo os reajustes e as revisões serem tornados públicos com antecedência mínima de 30 dias com relação à sua aplicação”.

De acordo com o diretor do Procon Manaus, Renato Oliveira, a empresa terá o prazo de 48h para apresentar uma publicação do reajuste dentro do prazo previsto em lei. “Caso não seja comprovada a devida divulgação, a empresa fica sujeita a multa no valor de R$ 600 mil”, explicou.

Ainda segundo Renato, no próximo dia 26, será realizada uma reunião com a presença da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam) e a Unidade Gestora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM Água) para que a Manaus Ambiental apresente a planilha tarifária que justifique o índice do reajuste, que aumenta a cobrança aos consumidores em 10,69%.

Aumento

A empresa concessionária do serviço de água da cidade de Manaus comunicou que a tarifa de água e esgoto teria reajuste de 10,69% nas contas emitidas a partir do dia 16 de janeiro.

Segundo a Manaus Ambiental, o aumento foi baseado na variação de 12 meses do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas, referente a dezembro de 2014 e novembro de 2015.

Amazonianarede-Semcom

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.