Prefeitura transforma mais 318 camelôs em microempreendedores

16-12camelosA Prefeitura de Manaus realizou, na noite desta segunda-feira, 15, a solenidade de certificação de mais 318 profissionais que aderiram ao projeto Viva Centro Galerias Populares e participaram de cursos por meio do Programa de Qualificação de Camelôs.

O programa é desenvolvido pela Escola de Serviço Público Municipal (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração Planejamento e Gestão (Semad), em parceria com as secretarias municipais do Centro (Semc) e de Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad), o Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa (Fumipeq) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), do Governo do Estado.

O secretário municipal do Centro, Glauco Francesco, destacou que essa é mais uma etapa concluída do projeto que o prefeito Arthur Virgílio Neto pensou para a melhoria do centro da cidade. Desde o início, tudo foi planejado para atender os camelôs não só no aspecto físico, dando condições de trabalho, como também na qualificação como microempresários. “O processo de aprendizagem continua mesmo depois de concluída essa etapa”, afirmou o secretário.

Para o agora microempreendedor Giovani Nascimento, a qualificação é o primeiro passo para fazer prosperar o negócio, que já deu um salto de qualidade desde que o projeto de realocação dos camelôs das ruas do Centro iniciou. “Minha intenção é chegar longe e esse foi só o primeiro degrau”, enfatizou Giovani.

Para a diretora geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, os camelôs, que agora se tornaram microempreendedores, entenderam a importância da qualificação para obterem sucesso em seus negócios. “Isso é bom para eles e para a população, que recebe um serviço de melhor qualidade. Os relatos de quem passou pelos cursos são muito positivos, pois eles sentiram que a cada aula podiam colocar em prática os ensinamentos e ter o retorno de seus clientes”, acrescentou a diretora.

Com foco em empreendedorismo, foram oferecidos quatro cursos: “Atendimento ao Cliente”, “Gestão de Negócios”, “Empreendedorismo” e “Planejamento e Controle de Finanças”. “A qualificação é o caminho para a boa gestão dos negócios. Buscamos alinhar a experiência dos camelôs no comércio, por meio de uma proposta pedagógica, de novos conhecimentos técnicos que vão ajudá-los a lidar com o novo negócio, agora como microempreendedores”, pontuou a diretora geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo.

O secretário da Semtrad e responsável pelo Fumipeq, David Reis, destaca a importância da formação para os comerciantes agora qualificados, mas que por anos comercializavam seus produtos nas vias. “O projeto Viva Centro vem obtendo sucesso e a qualificação é um dos pilares para a efetivação do projeto, promovendo um resgate de autoestima desses profissionais e preparando para a gestão do novo negócio nas galerias”, afirmou.

A diretora geral do Cetam, Joésia Pacheco, lembra que cada consumidor que visitar a Galeria dos Remédios ou do Espírito Santo certamente perceberá no atendimento e organização do negócio que os comerciantes já estão com postura diferente e se sentem de fato microempreendedores.

Balanço

Esta é a segunda certificação concedida pela Prefeitura de Manaus aos comerciantes que saíram das vias do Centro. Em junho deste ano foram certificados 659 camelôs realocados da Praça da Matriz, Av. Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro. Oriundos das ruas Henrique Martins, Joaquim Sarmento, Lobo d’Almada, 24 de Maio, Saldanha Marinho, Rua Barroso, José Clemente, Rua da Instalação e Epaminondas, somam-se nesta fase mais 318, totalizando 977 camelôs qualificados pela prefeitura em 2014.

De acordo com o Secretário da Semc, Glauco Francesco, qualificação é fundamental para o sucesso do projeto como um todo. “Não basta construir prédios ou deixar os shoppings bonitos. É preciso fazer um resgate social através da qualificação. A mudança de ambiente, das ruas para os shoppings requer todo o entendimento do novo ambiente, do novo tipo de comércio e das relações com os clientes”, frisa Francesco, que garante a continuidade dos cursos em 2015.

Parceiro da prefeitura no programa, o Cetam comemora o êxito da ação em 2014. Segundo a diretora geral Joésia Pacheco, os profissionais que foram qualificados podem agora dizer que estão mais capacitados na profissão que exercem, para a prestação de serviços de melhor qualidade para a sociedade. “O Cetam tem interesse em manter a parceria com a Prefeitura de Manaus no próximo ano, colocando-se à disposição para promover a qualificação profissional de outros segmentos”, garante Joésia Pacheco.

Foto: Tácio Melo/Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.