Amazonianarede – Semcom
Manaus – O Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito foi lembrado por centenas de pessoas calçadão da praia da Ponta Negra na manhã deste domingo (18). O evento, organizado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, para homenagear as vítimas fatais de acidentes, suas famílias e todos aqueles que, de alguma forma, tiveram suas vidas afetadas por essas ocorrências.
A homengem contou com a presença do arcebispo de Manaus, dom Luís Soares Veira; do prefeito em exercício, Massami Miki ,e de parentes das vítimas do trânsito. DomLuís fez uma oração para lembrar os mortos e uma bênção para que as pessoas fiquem livres de acidentes. Massami Miki parabenizou a iniciativa do Manaustrans, ressaltando que ações para evitar mortes no trânsito devem ser realizadas constantemente.
A gerente de Educação para o Trânsito do Manaustrans, Euzeni Trajano, informou que o Instituto tem investido em campanhas e projetos que disseminam informações sobre segurança no trânsito . “Por meio da campanha ‘Tô na Faixa’ estamos conseguindo reduzir mortes por atropelamentos. Com o projeto ‘Transversalizando o Trânsito’, as crianças são educadas, desde muito cedo, a respeitar as leis de trânsito e disseminar essas informações”, informou.
Números
As ações do Manaustrans em busca da segurança viária são permanentes e com resultados comprovados nas estatísticas que indicam redução de 23% no número de mortos no trânsito em Manaus. No ano de 2011, foram 279 acidentes fatais. Em 2012, até 14 de novembro, foram registradas 213 mortes no trânsito.