Prefeitura prepara equipes de saúde para enfrentar ameaças químicas, biológicas e nucleares nas Olimpíadas

Prefeitura, armas, químicas, biológicas
Prefeitura, armas, químicas, biológicas
Prefeitura faz curso sobre armas química, biológicas e radiativas

Manaus – A Prefeitura de Manaus terá profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) e do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae) participando, no período de 05 a 09 de outubro, do curso de capacitação de defesa para ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares (QBRN) – Rio 2016, realizado pelo Ministério da Saúde (MS), pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Força Nacional do SUS (FNSUS), no Rio de Janeiro.

A capacitação está preparando equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para atuarem nas Olimpíadas de 2016.

O curso visa promover um plano de contingência para as cidades-sede e já capacitou aproximadamente 50 profissionais das áreas de vigilância e assistência em saúde dos estados do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo. Os profissionais participarão de uma série de palestras e simulações de perigo durante a programação.

O curso será realizado em três edições, cada uma composta por dois módulos: um módulo geral, com noções para respostas em saúde a incidentes QBRN. Cada edição do curso contará com dez profissionais de todas as sedes dos jogos, totalizando 30 profissionais capacitados em cada uma, sendo 15 servidores estaduais e 15 do município.

O secretário municipal de Saúde, Homero Miranda Leão Neto, afirma que a meta é garantir assistência à saúde dos torcedores. “O treinamento tem o objetivo de nortear a atuação dos profissionais de saúde na defesa química, biológica, radiológica e nuclear no território brasileiro. A meta é garantir assistência à saúde de todos os torcedores, brasileiros e estrangeiros”, explicou.

A enfermeira do SAMU, Elen Palmeira Assunção, que participou do curso em setembro contou sua experiência como avaliadora escolhida pelo MS para fazer o exercício simulado de acidente nuclear em Angra dos Reis (RJ).  “Foi uma ótima experiência, pois as orientações passadas no curso serão de apoio para fortalecer o SAMU em Manaus em caso de atendimento com acidente ou ameaças QBRN. Adquirimos experiência para atuar nos eventos de grandes públicos e acredito que teremos mais condições de passar a experiência do treinamento para nossos companheiros de trabalho”, afirmou.

Representado o Devae, Jocilene Galúcio ressaltou a importância da capacitação para eventos de grande porte e a vulnerabilidade da população. “A preparação para resposta a eventos decorrentes de agentes QBRN assume uma importância cada vez maior no mundo. Teremos jogos olímpicos em Manaus, um evento que terá visibilidade mundial, por isso temos que estar preparados para ameaças de utilização desses agentes.

O curso capacitou os profissionais da saúde para esses desafios relacionados à realização de grandes eventos e o enfrentamento de ameaças e vulnerabilidades durante as Olimpíadas de 2016”, garantiu.

Olimpíadas 2016

Manaus receberá seis jogos do torneio de futebol Olímpico em 2016, sendo quatro jogos do torneio masculino e dois do feminino. As partidas serão em rodadas duplas na Arena da Amazônia nos dias 4, 7 e 9 de agosto. A cidade também irá receber dois Live Sites, espaços projetados no Parque Ponta Negra e no Largo São Sebastião para que turistas e moradores acompanhem as competições.

Amazonianarede-Semcom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.