Prefeitura participa do Fórum Matriz Econômica-ambiental e estreita laços com Cingapura

Prefeitura de Manaus, participa de oFrom Economico e estreiat laços co Cingapura

Prefeitura de Manaus, participa de oFrom Economico e estreiat laços co Cingapura
Prefeitura de Manaus, participa de From Econômico e estreiat laços co Cingapura

Manaus – A Prefeitura de Manaus participou na manhã desta terça-feira, 1, do primeiro dia do Fórum Matriz Econômica Ambiental do Amazonas e reforçou o compromisso de adoção de modelos de desenvolvimento sustentável adaptáveis à realidade do município, buscando,   principalmente, a parceria com outras cidades do mundo que já desenvolvem tecnologias de transformação e tenham interesse em promover intercâmbio de experiências com Manaus.

Representando o prefeito Arthur Virgílio Neto, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, participou da abertura do Fórum – que acontece até amanhã, no Hotel Amazônia Golf Resort, em Rio Preto da Eva (a 80 quilômetros de Manaus). Na oportunidade, ouviu da chefe da Missão Encarregada de Negociações da Embaixada de Cingapura, Chin Siew Fei, que é grande o interesse daquele País em apoiar o desenvolvimento de projetos sustentáveis na cidade de Manaus, sobretudo na área de resíduos sólidos e fontes renováveis de energia.

O fórum reúne embaixadores de diversos países, além de técnicos dos governos municipais e estaduais da Amazônia e representantes da sociedade civil e da Agência Alemã  de Cooperação Internacional.

A embaixadora de Cingapura aproveitou para reforçar o convite ao prefeito Arthur Virgílio Neto para que participe do Encontro de Cidades Globais, que acontecerá entre os dias 10 e 14 de julho, em Cingapura, Sudeste da Ásia, para conhecer as iniciativas desenvolvidas em todo o Mundo. “O encontro acontece a cada dois anos e é uma oportunidade importante para a troca de experiências na área do desenvolvimento sustentável”, afirmou a embaixadora.

Manaus integra o Compacto de Prefeitos, maior coalizão global de líderes locais, lançada na Cúpula Climática das Nações Unidas, em setembro de 2014, com a finalidade de contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

O evento tem como base os princípios estabelecidos pela Política Estadual de Serviços Ambientais, sancionada em dezembro de 2015, e foi criado a partir dos encontros do governador José Melo com autoridades brasileiras e estrangeiras presentes a 21ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 21), na França.

A intenção é de que o evento seja um divisor de águas na formulação de políticas de desenvolvimento sustentável para o Estado, a partir da definição de formas de exploração de recursos naturais como minérios em áreas degradadas e produção de proteínas a partir da psicultura, além da compensação de Carbono obtida por meio da preservação da floresta.

Amazonianarede-Semcom

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.