A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), participou, na tarde desta terça-feira, 10, de uma mobilização que ocorreu em todos os aeroportos das cidades-sedes dos jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. A ação foi para chamar a atenção dos turistas que chegam a cidade sobre a importância de ajudarem no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na capital amazonense, a atividade ocorreu no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e foi promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi Amazonas).
A secretária da Semasdh, Goreth Garcia, e cerca de 30 servidores da pasta uniram-se a equipe do Sesi Amazonas e a representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) para fazer a abordagem. A ação foi realizada tanto nos terminais de embarque e desembarque de passageiros quanto com os funcionários do aeroporto e demais pessoas que passavam pelo local. Além de distribuir material gráfico como slogan da campanha, o grupo procurou conscientizar as pessoas sobre a importância de a exploração sexual ser denunciada pelo disque 100 e repassaram contatos das entidades da rede de proteção de crianças e adolescentes em Manaus.
A diretora de Proteção Social Especial (DPSE) da Semasdh, Gecilda Albano, ressaltou que “a Prefeitura de Manaus está participando com o Sesi desta ação para deixar claro que não somos coniventes com nenhum tipo de abuso e exploração de nossas crianças e adolescentes e que queremos a adesão da sociedade manauara para atuar conosco, denunciando casos suspeitos ao disque 100 ou a um conselho tutelar”.
A Semasdh é a responsável no município pelas ações de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes e promoveu, de 18 a 24 de maio, a Semana de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com ações de sensibilização em todas as zonas da cidade e, inclusive, no município de Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus (RMM).
Além disso, a Semasdh é coordenadora do Comitê Local Pró-Copa, uma iniciativa que reúne órgãos do município, estado e outras entidades da rede de proteção para atuar em rede na defesa dos direitos humanos durante a Copa do Mundo.
Foto: Wilian Rezende/Semasdh