Prefeitura participa de fórum da terceira idade

o Fórum da terceira idade é uma fonte de alegria
o Fórum da terceira idade é uma fonte de alegria
o Fórum da terceira idade é uma fonte de alegria

Manaus – A experiência da Prefeitura de Manaus no recadastramento de aposentados e pensionistas em ambiente domiciliar e hospitalar está sendo exposta no XIV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos de Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, que teve a solenidade de abertura na noite de terça-feira, 29, e termina na próxima sexta-feira, 2, na cidade de Palmas (TO).

A psicóloga Ellen Holanda e a assistente social Darla Gondim, ambas do Setor de Psicossocial da Manaus Previdência, estão representando a autarquia no evento.

“Além da oportunidade de apresentar o trabalho institucional, para convidados de todo o País, compomos o stand do Amazonas, juntamente com toda a Rede de Atenção ao Idoso de Manaus”, explica Ellen.

No primeiro dia de atividades, nesta quarta-feira, 30, as profissionais atenderam a dezenas de participantes que foram ao stand do Amazonas conhecer o trabalho na área previdenciária que é realizado na capital amazonense. “Entregamos nosso material de apoio e explicamos a cada um os detalhes das nossas realizações”, informaram as profissionais por telefone”.

O convite para a participação da Manaus Previdência surgiu durante a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, realizado no início deste mês, quando ambas as profissionais expuseram o trabalho desenvolvido nos recadastramentos dos aposentados e pensionistas fora do órgão municipal, especificamente aqueles que não podem comparecer à previdência por estarem em situação fragilizada (adoentados, acamados, operados etc).

“A visita é solicitada no Setor de Atendimento/Sate pessoalmente ou via telefone, por algum familiar”, explica Darla, responsável pelas visitas, sendo auxiliada por uma estagiária. “Posteriormente, o Sate encaminha a Solicitação do Recadastramento, juntamente com o Formulário de Cadastro Inativo/Pensionista. As visitas são realizadas três vezes por semana – segunda, quarta e sexta-feira -, previamente agendadas com a família”, complementa.

Na residência, as profissionais da Manaus Previdência aproveitam para analisarem outros aspectos referentes ao cotidiano do segurado, notadamente sobre a saúde e os cuidados que recebe. “Infelizmente, já encontramos casos de negligência e maus-tratos, especialmente nos casos dos segurados acamados, que não têm como recorrer. Nesses casos, denunciamos aos órgãos competentes”, informa Darla.

Vitalidade

Também será apresentado no fórum um dos programas da previdência municipal, o Vitalidade, que agrega vários serviços destinados aos segurados, principalmente, no dia de entrega de contracheque, quando há uma grande demanda de pessoas à sede da Manaus Previdência.

As discussões são amplas e diversificadas
As discussões são amplas e diversificadas

“O programa é um acolhimento aos aposentados e pensionistas, que são recebidos com um bufê no café da manhã e têm acesso a vários serviços agregados ao evento, como aferição arterial e teste de glicemia; corte de cabelo e maquiagem, além de palestras educativas”, diz Ellen Holanda, acrescentando que também será divulgado o “Obrigado, Servidor!”, evento que se traduz numa homenagem da Prefeitura ao servidor aposentado pelo exercício da sua função pública, assim como dois novos programas que serão implantados na previdência municipal: o Feliz Vida Nova e o Saúde Ocupacional.

O primeiro trabalha informações sobre saúde, endividamento, psicologia do envelhecimento, empreendedorismo, hábitos saudáveis , entre outros, ao recém-aposentado. O segundo enfoca ações preventivas relacionadas à saúde do servidor ativo, evitando o absenteísmo e a invalidez precoce.

Para Ellen Holanda, participar do fórum em Palmas significa uma oportunidade de apresentar o trabalho da Manaus Previdência para profissionais de todo País. “Nosso trabalho é voltado para a qualidade de vida dos nossos beneficiários, colocando-nos à frente de uma demanda de um País cada vez mais envelhecido e com uma expectativa de vida crescente”, destaca a profissional, que é especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso.

Opinião semelhante tem a assistente social Darla Gondim, lembrando que na questão dos benefícios previdenciários, esses são a fonte de renda dos segurados, e no caso dos idosos, é importante a orientação destes e dos familiares quanto ao uso adequado do benefício.

“O intuito é garantir os direitos essenciais desse público, bem como promover a cidadania e inclusão social, contribuindo para manutenção da autoestima e saúde emocional, por meio das atividades desenvolvidas no programa Vitalidade. No fórum, vamos mostrar o trabalho da Manaus Previdência, mas também conhecer outras e boas iniciativas desenvolvidas no País”, afirma.

 Participantes

Além da Manaus Previdência, participam do fórum os centros estaduais de convivência e a Universidade Aberta da Terceira Idade, que levou 40 idosos ao evento. O convite para a participação partiu da professora doutora Neila Osório, coordenadora nacional da Universidade da Maturidade (UMA), programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins.

Muita alegria no Fórum da Terceira Idade
Muita alegria no Fórum da Terceira Idade

Durante o fórum também acontecerão o XIII Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e o II Encontro Internacional da Associação Brasileira das Universidades Abertas da Terceira Idade (Abrunati).

Conforme a coordenação do evento, a programação científica do congresso é orientada pelo tema central – A relação pesquisa e extensão como uma possibilidade de qualidade de vida nos idosos – e a expectativa é “oportunizar a participação de, aproximadamente, mil congressistas, entre idosos e estudiosos do tema, de diversos Estados, em atividades relacionadas ao campo da gerontologia e das políticas públicas para uma população cada vez mais envelhecida”.

Amazonianarede-Semcom

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.