A Prefeitura de Manaus montou esquema operacional para os desfiles dos dias 5 e 7 de setembro, que serão realizados no sambódromo e na avenida Coronel Teixeira, respectivamente.
Além de agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), fiscais da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) estarão nas áreas onde ocorrerão os eventos.
Na sexta-feira, 5, o Manaustrans atuará com um efetivo de 44 agentes. Nesse dia, a avenida Belmiro Vianez e a Alameda do Samba serão interditadas a partir das 14h. A Lóris Cordovil será dividida ao meio com gradis, no trecho entre a avenida Constantino Ney e a rua Vivaldo Lima. Duas faixas ficam para o acesso dos estudantes ao sambódromo e as outras duas faixas para o fluxo de veículos.
O acesso à área de estacionamento do sambódromo será realizado exclusivamente pela Av. Pedro Teixeira, sentido Dom Pedro/Av. Constantino Nery, ingressando pela Alameda do Samba. A Coordenação do Evento fará a triagem dos veículos autorizados a estacionar.
A Av. Constantino Nery ficará liberada, sendo o acesso para os bairros das áreas Oeste e Centro-Oeste feito pela Lóris Cordovil seguindo pela Rua Francisco Orellana (ao lado do Banco Bradesco), Av. Theomário Pinto (prolongamento de Darcy Vargas) ou pela Av. Des. João Machado(Franceses).
A Av. Pedro Teixeira não será interditada. O acesso ou saída do Conjunto de Flores (ao lado da Ambev) será feito pela Av. Constantino Nery, podendo a saída também ser feita pela Lóris Cordovil.
Desfile militar
O Desfile Militar da Independência será realizado pela primeira vez no Complexo Turístico Ponta Negra. As vias serão interditadas a partir das 7h deste sábado, 6, para o evento que será iniciado às 8h de domingo, 7. O Manaustrans atuará com um efetivo total de 60 agentes de trânsito. No sábado, a restrição de tráfego de veículos ocorrerá nos seguintes trechos:
• Av. Coronel Teixeira- Interdição da pista sentido bairro-centro entre a Marina do Davi e Av. do Turismo.
• Av. Alaska, 1º acesso à Av. Cel. Teixeira;
• Av. Alaska, 2º acesso à Av. Cel. Teixeira;
• Av. Alaska x Alameda Líbia – Interdição da Alameda Líbia.
No domingo, 7 de Setembro, as mudanças no trânsito serão:
• Os veículos que trafegam na Av. Cel. Teixeira, sentido Centro/Ponta Negra, serão desviados a direita para a Av. do Turismo a partir das 5h do dia 7, tendo acesso somente moradores e o coletivo da linha 120.
• Os moradores que estiverem no sentido Centro/Ponta Negra pela Av. Cel. Teixeira deverão seguir pelo 1º acesso antes do edifício Aruba até a Alameda Índia, em seguida Av. Cel Teixeira até seu destino.
• A Alameda Alaska terá sentido duplo de circulação para entrada e saída de moradores e coletivo da linha 120.
• Os veículos que estiverem na Av. Cel. Teixeira no sentido Ponta Negra/Centro deverão seguir pela Alameda Índia, seguindo pela Av. Alaska até o 1º acesso após o edifício Aruba, Av. Cel Teixeira (contra fluxo) até a Av. do Turismo, onde deverão seguir pelo sentido normal da via até o seu destino.
• Os ônibus de linha urbana que trafegam pela Av. Cel. Teixeira – sentido Centro/Ponta Negra serão desviados á direita para a Av. do Turismo.
• O perímetro imediato do desfile se inicia no cruzamento da Av. do Turismo e Av. Cel. Teixeira e se estende até a Marina do Davi.
• A oferta de estacionamento para veículos próprios terão espaço reservado e limitado, no prolongamento da Av. do Turismo, nos seguintes trechos: sentido bairro-centro, após a ponte; e centro-bairro, antes da ponte. Além disso, será ofertado estacionamento na Al. Thales Loureiro (Cond. Alphaville) para cerca de 980 veículos. Não haverá permissão para estacionamento na Av. Cel. Teixeira e na Alameda Alaska.
O estacionamento de veículos estará proibido nos trechos:
• Na Av. Cel. Teixeira – nos dois sentidos entre a Av. do Turismo e a Marina do Davi;
• Na Av. do Turismo – sentido Ponta Negra/Tarumã – da Av. Cel. Teixeira até a ponte;
• Na Av. do Turismo – sentido Tarumã/Ponta Negra – da ponte até a Av. Cel. Teixeira;
• Na Alameda Alaska – toda a extensão do lado direito e o lado esquerdo após o Edifício Mediterranée;
• Na Alameda Líbia – lado direito e esquerdo – trecho entre a Alameda Alaska e Av. Cel. Teixeira.
Os ônibus do transporte coletivo farão seu embarque e desembarque na Av. Cel. Teixeira, dois lados da via – Centro/Ponta Negra e Ponta Negra/Centro.
Os ônibus de transporte das tropas terão como área de espera a Av. Perimetral Thales Loureiro. As tropas que irão desfilar serão organizadas na Av. Cel. Teixeira no sentido Ponta Negra/Centro da Rotatória do Chafariz até a Marina do Davi a partir das 5 da manhã.
O desfile será na área compreendida entre a rotatória do chafariz e o Edifício Aruba.
Ônibus terão reforço de frota durante os desfiles
Nos dias 5 e 7 de setembro, datas em que serão realizados os desfiles cívico e militar da Semana da Pátria, a Prefeitura de Manaus reforçará a frota das linhas de ônibus que atendem o sambódromo e o Complexo Turístico Ponta Negra. A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) montou um esquema especial para coordenar a operação das linhas, que contará com 23 fiscais de transporte para cada dia do evento.
Para o desfile cívico do dia 5 de setembro no Sambódromo, não haverá alterações de itinerário. A frota operante das 70 linhas que circulam na área do evento será a programada para os dias de sábado.
O desfile de sete de setembro no Complexo Turístico Ponta Negra, contará com o acréscimo de 15 ônibus. O evento será atendido por cinco linhas normais e mais uma linha especial que sairá do Terminal do Jorge Teixeira – T4, integrará no Terminal da Cidade Nova – T3 e seguirá pela avenida do Turismo até a Ponta Negra. Para retornar ao ponto inicial do itinerário, os ônibus da linha especial seguirão pela avenida Coronel Teixeira fazendo o retorno em frente ao Shopping Ponta Negra, para seguir em direção a avenida do Turismo. A SMTU também trabalhará com ônibus reservas que servirão como apoio principalmente ao término do desfile.
A partir das 7h do dia 6, os ônibus que trafegam pelo perímetro do calçadão da Ponta Negra circularão apenas até a rotatória localizada na avenida Coronel Teixeira com a avenida do Turismo. Os principais pontos de embarque e desembarque estarão na Coronel Teixeira, próximos da área das barracas de coco.
Quem for prestigiar o desfile militar na Ponta Negra, poderá embarcar em uma das linhas abaixo:
120 – P.NEGRA / T1 / CENTRO
126 – SIPAM / AV.BRASIL / T1 / CENTRO
450 – T3 / REDENÇÃO / P. NEGRA
542 – OURO VERDE / T2 / P. NEGRA
678 – T4 / V-8 / P. NEGRA
T4 – T3 / AV. TURISMO/ P. NEGRA
Fiscais atuarão para evitar ambulantes sem credenciamento
Cerca de 30 fiscais da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) vão atuar na orientação e controle dos vendedores ambulantes durante os eventos realizados para comemorar a Semana da Pátria. A fiscalização vai estar presente no desfile cívico-escolar e no desfile militar.
“Os ambulantes só poderão ficar a 500 metros de distância da entrada do Sambódromo e a 500 metros da área do desfile na Ponta Negra, que compreende o trecho que vai de uma rotatória a outra (entrada do Tropical Hotel ao início da avenida do Turismo)”, explicou a gerente de operações da Sempab, Ewanúbia Ribeiro.
A gerente de operações explicou que a Sempab cadastrou 50 ambulantes que poderão atuar no Complexo Turístico Ponta Negra no dia do desfile militar. “Os ambulantes cadastrados pela secretaria estarão identificados com uma credencial e só poderão vender no dia do desfile”. Não será permitida a venda de churrasco e nem bebidas alcoólicas nos dois dias de evento.
Reforço do Samu em desfiles
A Prefeitura de Manaus também vai mobilizar ambulâncias e profissionais de saúde para a programação de encerramento da Semana da Pátria, no desfile escolar, nesta sexta-feira, 5, no Centro de Convenções (Sambódromo), e durante o desfile militar, no Complexo Turístico Ponta Negra, no domingo, 7.
No desfile escolar, serão disponibilizadas três ambulâncias, sendo duas Unidades de Suporte Básico (USBs) e uma Unidade de Suporte Avançado (USAs) para realizar o atendimento de possíveis ocorrências no Sambódromo.
No desfile militar de 7 de Setembro, na Ponta Negra, também serão mantidas três ambulâncias, sendo duas Unidades de Suporte Básico (USBs) e uma Unidade de Suporte Avançado (USAs), além do atendimento no Posto Médico Avançado (PMA) com estrutura fixa montada no local para o atendimento de ocorrências. Serão 15 profissionais do Samu na Ponta Negra, incluindo médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, condutores e médicos, reforçando o atendimento de urgência e emergência das 7h às 12h.
Setenta profissionais do Samu e do SOS também estarão desfilando no dia 7 de Setembro, participando das comemorações da Semana da Pátria.
Fonte: Semcom