Prefeitura lança pacto pela alfabetização na idade certa

Manaus – O prefeito Arthur Virgílio Neto lançou, nesta sexta-feira, 17, o Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa (PNAIC). O programa é um compromisso assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal que assegura que todas as crianças até 8 anos de idade estejam alfabetizadas.

Para atingir a meta do letramento, o Ministério da Educação (MEC) ainda disponibilizará materiais didáticos, avaliação, formação continuada de professores alfabetizadores e controle de gestão.

“É imprescindível para educação do Município garantir que as crianças aprendam a ler escrever e tenham uma educação de qualidade nas escolas públicas de Manaus”, disse Arthur Neto. “Nós aderimos o PNAIC e estamos e nos impondo uma meta menor, de alfabetizar até 6 anos de idade. Para isso, estamos trabalhando juntos com gestores e pedagogos em busca deste resultado”, completou Pauderney Avelino.

Durante a solenidade, o prefeito ainda anunciou a criação do projeto Bolsa Pós-Graduação, que irá priorizar os professores da rede municipal com gratuidade em cursos de pós-graduação. “Nós iremos oferecer essa bolsa tanto para os professores concursados quanto para os RDAs. É mais um esforço que fazemos pela melhoria da qualidade do ensino na nossa cidade”, afirmou.

Já Pauderney Avelino anunciou a contratação de três mil monitores para as escolas. Para isso, a Prefeitura irá contratar estagiários, que serão estudantes das universidades federais e estaduais no Amazonas. Pauderney destacou que as ações que estão sendo realizadas na educação básica.

O evento aconteceu no Diamond Center, localizado na Avenida do turismo, bairro Tarumã, zona Oeste da cidade. A solenidade ainda contou com a participação de professores, gestores, alunos e autoridades ligadas à educação.

(Semcom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.