A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Exército Brasileiro, entregou nesta sexta-feira, 29, a praça Coronel Jorge Teixeira (a antiga praça do Cigs), no bairro São Jorge, zona Oeste da cidade.
O local teve seus passeios e projeto paisagístico totalmente requalificados, ganhando academia ao ar livre, playground, quadra de streetball e a recuperação da rua de acesso que fica atrás da praça.
Crianças brincando livremente, idosos praticando atividades físicas e pessoas conversando nos bancos, sob a sombra das árvores. Apesar de ser um dia de semana, parecia mais um domingo, quando a comunidade se integra aos espaços sociais públicos em busca de lazer e mais qualidade de vida.
Para o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, é preciso que a sociedade realmente assuma um papel mais participativo junto ao poder público, colaborando com as melhorias e ajudando na preservação dos espaços revitalizados. “Todo mundo deve ter direito ao lazer, a uma cidade arborizada, limpa e, sobretudo, é preciso que a população entenda que ela também é dona dos espaços públicos e precisa zelar pelas melhorias promovidas”, destacou.
Ainda segundo prefeito, desde o início de sua gestão, a revitalização das praças e parques públicos tem sido uma preocupação.
Entre os locais já beneficiados com as reformas da prefeitura estão a praça Altair Nunes, no Eldorado; praça Senador Raimundo Parente, no Aleixo; parque Ponte dos Bilhares, entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery; praça Nossa Senhora de Nazaré, no Adrianópolis; Parque do Mindu, no Parque Dez; praça Domingos Russo, no Nossa Senhora das Graças; Praça da Saudade, no Centro; e praça do Dom Pedro, no bairro de mesmo nome.
“Tem gente que diz que praça é uma obra pouco significativa, se comparada às unidades de saúde, escolas ou obras de mobilidade. Considero uma medida tão importante quanto as demais, porque favorece as pessoas que precisam se exercitar, precisam de um local digno para fazer seu passeio, levar os filhos para brincar, enfim, pode ser uma obra física pequena, mas de grande ganho social”, completou Arthur Neto.
A reforma da praça Coronel Jorge Teixeira faz parte das comemorações dos 50 anos do Centro de Instruções de Guerra na Selva (Cigs). Segundo o comandante da unidade, coronel Alfredo Dias, outras ações também estão programadas, como a inauguração do Aquário Público do Zoológico do Gigs e da Oca do Conhecimento Ambiental.
“A praça é uma homenagem ao primeiro comandante do Centro de Instrução, assim como foi comandante do Colégio Militar, ex-prefeito de Manaus e ex-governador de Rondônia. O coronel Jorge Teixeira fez muita coisa não somente para o Exército, mas também para a sociedade. Ele foi um verdadeiro soldado de Caxias e exemplo de dinamismo e liderança que deixou um legado muito importante”, explicou o coronel Dias.
Durante a reforma, a Prefeitura de Manaus também teve o cuidado de pensar na arborização do espaço. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) foi responsável pelo plantio de 2,5 mil mudas ornamentais, 22 espécies arbóreas distribuídas entre os oito canteiros da praça, além do manejo de árvores já existentes.
“Acho que aqui temos uma oportunidade de mostrar para a população que estamos fazendo a nossa parte. Agora precisamos que os moradores do entorno e os frequentadores dessa e de outras praças que estamos revitalizando também nos ajudem a cuidar, regando as plantas, não deixando que quebrem os brinquedos, porque isso é um benefício de todos”, concluiu a secretária da Semmas, Kátia Schweickardt.
Ganho social
O grupo de idosos do bairro Vila da Prata, zona Oeste, “Amigos para Sempre” participou da cerimônia de inauguração da praça Coronel Jorge Teixeira. Acostumados a frequentar o local, os idosos comemoraram os novos aparelhos e o espaço destinado ao esporte.
“Há mais de dez anos nos reunimos para nos exercitar aqui na praça. Agora, com essa reforma, vamos aproveitar ainda mais. É mais saúde e mais disposição para espantarmos o estresse e o sedentarismo”, comentou Raimunda Nonata, de 66 anos.
Para a autônoma Elizabeth Alves, 43, o espaço trará vida nova aos vizinhos do bairro São Jorge. “Agora, as pessoas que não têm como pagar uma academia particular vão poder praticar suas atividades físicas aqui na praça. A comunidade ficou mais bonita e os moradores ganharam mais qualidade de vida”, finalizou.
Reportagem: Alita Falcão
Foto: Arlesson Sicsú (Semcom) e Alexandre Fonseca (Seminf)