Prefeitura fiscaliza trânsito e transporte na Manaus Moderna

Mudança na Manaus Moderna
Mudança na Manaus Moderna

A Prefeitura de Manaus, com apoio do Governo do Estado, realizou, na manhã desta quinta-feira, 24, fiscalização na área da Manaus Moderna para coibir irregularidades de trânsito e transportes. A operação faz parte das estratégias da administração municipal para organizar o tráfego de caminhões, o estacionamento de veículos, além da circulação de carros que transportam passageiros e fazem carga e descarga de produtos no centro da cidade.

A operação foi coordenada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), com participação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), e contou com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. No total, ação mobilizou um efetivo de 40 profissionais, entre agentes de trânsito, fiscais de transporte, policiais militares e condutores de cinco caminhões guincho utilizados na fiscalização.

O diretor-presidente do Manautrans, Paulo Henrique Martins, explicou que a fiscalização desta quinta feira é apenas o início de uma grande mudança que será implantada na Manaus Moderna. “A prefeitura quer oferecer uma cidade melhor para toda a população. Por isso, vamos monitorar a circulação de veículos e transporte de carga e frete. Muitos terão que se enquadrar em normas que vão resultar na organização desta área”, avisou.

Números

O Manaustrans removeu três veículos e autuou 65 por estacionamento irregular. Agentes de trânsito removeram ainda vários objetos, como cones e caixas, usados para reservar vagas irregulares em vias públicas. Condutores de caminhões e veículos de passeio foram orientados a utilizar o estacionamento público situado na Ilha de Monte Cristo, ao lado da Feira da Banana.

A SMTU fiscalizou os táxis do serviço de transporte individual de passageiros e os táxis-frete que circulam pela área. Os fiscais de transporte fizeram 53 abordagens e a apreensão de seis veículos. Dentre eles, um táxi clandestino, também chamado de ‘pirata’, que possuía todas as características de um táxi comum, porém com identificação de TA (número de permissão) falsa. O veículo foi autuado em 40 UFMs (R$ 3.151,60) e somente poderá ser retirado do Parqueamento da SMTU após o pagamento da multa, além de ser descaracterizado.

Dos demais veículos, quatro táxis foram apreendidos por seus condutores não estarem com os condutores auxiliares cadastrados na SMTU e um o outro veículo de táxi-frete por estar realizando o serviço de transporte de carga sem estar cadastrado na SMTU e por ser de categoria particular. Aos veículos com condutores sem cadastro na SMTU a multa é de 30 UFMs (R$ 2.363, 00). O táxi-frete ficará retido no parqueamento para o proprietário proceder com a devida regularização.

O Detran-AM e a Polícia e Militar apreenderam cinco caminhões e notificaram sete, em situação irregular. Os veículos estavam em mau estado de conservação, pneus carecas, licenciamento em atraso, lacre violado e lanterna quebrada.

Fonte: Semcom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.