Prefeitura entrega nova creche e planeja construir 50 em um ano

Amazonianarede – Semcom

Manaus – O prefeito Arthur Virgílio Neto inaugurou, na manhã desta sexta-feira, 01, mais uma creche. Esta é a segunda em 60 dias de governo. Durante a abertura, o prefeito disse que até o fim deste ano a Prefeitura de Manaus planeja entregar 50 creches à população. Ainda dentro do plano acelerado de 100 dias de governo, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) irá inaugurar mais duas creches até o final de março: uma no bairro Santa Luiza, zona Sul, e outra na comunidade Gilberto Mestrinho, zona leste.

A nova creche Maria Ferreira Bernardes, fica localizada no conjunto Fazendinha, no bairro Cidade Nova, zona Norte. O espaço, que conta com cinco salas de aulas, irá receber 65 alunos com idade entre um e três anos. A obra não teve custo aos cofres públicos, porque foi construída pelo grupo TV Lar em decorrência de uma Medida Compensatória. Em seu discurso de inauguração, o prefeito explicou que fortalecerá as parcerias público/privadas para construção de creches.

“Durante a campanha assumimos o compromisso de entregar 110 creches ao fim de quatro anos, 55 delas já possuem recurso do Ministério da Educação, por isso acreditamos que conseguiremos até ultrapassar as prometidas. Uma das medidas que adotaremos para construir novas creches é a parceria público/privada, mas de antemão digo que não será praticada agiotagem contra o município, o empresário terá um lucro razoável por cada aluno matriculado, mas nada que venha causar prejuízo aos cofres públicos, nem ao povo de Manaus”, afirmou Arthur Neto.

Segundo dados da Semed, são gastos quase R$ 1 mil para cada criança matriculada em creches, como a Maria Ferreira Bernardes. De acordo com secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, também serão feitas parcerias com o Serviço Social das Indústrias (SESI), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) – empresas que possuem conhecimento em gestão e metodologia de ensino em creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

“Estão sendo construídas mais 13 creches, além das duas que serão entregues em março. Serão 50 creches a mais que vamos ter no sistema em um ano da nova gestão, daí se vê que Manaus tem rumo, porque a educação é parte primordial para o aprimoramento da sociedade”, completou o secretário.

Ainda na inauguração da creche do conjunto Fazendinha, o prefeito Arthur Neto e o secretário Pauderney Avelino aproveitaram para divulgar que as escolas da rede municipal terão, a partir da próxima semana, um Programa Municipal de Educação Alimentar que consiste em renovar o conceito da merenda. A intenção é induzir bons hábitos alimentares e estimular o desenvolvimento, a educação e a saúde pública da cidade. Crianças bem alimentadas adoecem menos, faltam menos aulas e sentem-se estimuladas em ir para a escola.

“Tive que parar de trabalhar para cuidar do meu filho, porque não tinha creche e no ensino particular teria que pagar mais R$ 600. Agora, poderei trabalhar e deixar meu filho em segurança”, comemorou Ana Cláudia de Almeida, mãe do pequeno Daniel Victor, queantes mesmo de completar dois anos já é um dos alunos da creche Maria Ferreira Bernardes.

A diretora da escola, Gicélia Maria Pereira Leal, afirmou que, assim como Ana Cláudia, muitos pais ficaram contentes com a notícia da abertura da creche, que começa a funcionar a partir da próxima semana, depois que todo corpo docente passar por treinamento, inclusive de primeiros socorros.

REPORTAGEM – Alita Menezes
FOTO – Arlesson Sicsú e Manoel Vaz 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.