Prefeitura de Manaus realiza manejo das árvores da Epaminondas

15-09pmmA Prefeitura de Manaus deu início na manhã deste domingo à operação de manejo da arborização urbana no conjunto de 28 oitizeiros existentes ao longo da avenida Epaminondas, Centro, no trecho entre a rua 10 de Julho e Colégio Dom Bosco.

O trabalho consistiu na realização de levantamento e rebaixamento de copa, retirada de erva-de-passarinho e galhos secos, além do diagnóstico de risco de queda.

O trabalho foi realizado em conjunto pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Centro (Semc) e Manaustrans, com o apoio da Amazonas Energia. A principal preocupação foi a de promover o reequilíbrio das árvores e a melhoria da iluminação pública, fazendo a retirada dos galhos que encobriam quase que totalmente as luminárias públicas. O trabalho foi acompanhado pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em exercício, Itamar de Oliveira Mar, e o subsecretário municipal do Centro, Daniel Herszon.

De acordo com Itamar, o trabalho de manejo da arborização continuará em outras áreas do Centro. A próxima ação será na Praça da Matriz e rua Luiz Antony. O manejo da arborização consolidada da cidade vem sendo realizado desde o ano passado, como forma de preservar o patrimônio arbóreo do Centro. Com a realocação dos camelôs, as ações vêm sendo intensificadas.

De acordo com o chefe da Divisão e Planejamento e Acompanhamento de Projetos da Semmas, Lucas Ourique, esse trabalho, além de melhorar o aspecto visual, também fortalece a árvore. “Quanto mais alta a copa e com uma grande quantidade galhos, a árvore dependendo da compatibilidade do meio urbano tende a crescer de forma descompensada, daí a necessidade do manejo”, explica. A média de altura dos oitizeiros da Epaminondas é de 15 metros.

Coma realocação dos camelôs que atuavam no local, o passeio público ficou livre para os pedestres. Um das preocupações das equipes que trabalharam no local foi a de retirar galhos secos que ameaçavam cair e atingir transeuntes. O trabalho de rebaixamento de copa foi feito nas árvores em confronto com a rede de alta tensão com o apoio da Amazonas Energia.

O subsecretário do Centro, Daniel Herszon, informou que a próxima etapa do trabalho de realocação de camelôs será na rua Marquês de Santa Cruz e entorno da Galeria dos Remédios. “Estamos finalizando o levantamento das bancas para a efetivação do trabalho de realocação”, afirmou Herszon.

Fonte: Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.