Prefeitura de Manaus “fica azul” no Dia Mundial do Autismo

Manaus – Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, a Prefeitura de Manaus iluminou com a cor azul, na noite desta terça-feira, a sua sede no bairro Compensa, zona Oeste, e o Relógio Municipal, na Praça da Matriz, Centro.

Além do ato simbólico, foram realizadas palestras no auditório para representantes de entidades e familiares de autistas.

O evento contou com a participação do prefeito Arthur Virgílio Neto e da secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Goreth Garcia Ribeiro. As atividades também fazem parte da “I semana Municipal da Conscientização do Autismo em Manaus”, que acontece de 2 a 7 de abril.

“Hoje, nós fizemos esse ato simbólico, que é fazer da Prefeitura uma realidade azul, a cor que simboliza o autismo. Um pouco antes, nós inauguramos um belíssimo centro destinado a atender os autistas com tudo o que eles precisam”, afirmou o prefeito.

No auditório, a palestra de abertura foi ministrada pela promotora da Infância e Juventude Vânia Marques Marinho, que falou sobre a necessidade da efetivação dos direitos das crianças e adolescentes do espectro autista.

A secretária Goreth Garcia explicou sobre o papel das instituições públicas e privadas, dos pais, das empresas e da sociedade, para a identificação, tratamento e inclusão do autista. “Nós temos que chamar a atenção da sociedade, das pessoas, dos funcionários públicos para sensibilizar e conscientizar. Precisamos cumprir a legislação, e nós fizemos isso hoje com a inauguração do espaço dedicado aos autistas”, ressaltou.

O prefeito Arthur Neto finalizou o evento falando sobre o compromisso de transformar a lei em ação com conscientização e solidariedade.

Participaram das palestras representantes de várias entidades ligadas ao tema, como Mães Unidas pelo Autismo (Mupa), Associação dos Amigos do Autista (AMA), Instituto Autismo do Amazonas e Unidos pelo Autismo (UPA).

Inauguração

À tarde, a prefeitura inaugurou o Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste. Crianças de seis meses até 14 anos serão atendidas por psicólogos, professores de educação especial, educação física adaptada, pediatras, fisioterapeutas, odontólogos e assistentes sociais. O espaço é resultado da parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, (Semasdh), Saúde (Semsa) e Educação (Semed).

“Este será o primeiro. Daqui para frente, faremos um em cada zona da cidade. Apenas um não é suficiente, porque nós temos cerca de 20 mil autistas em Manaus e nós não temos como atender de uma vez todos eles.

Mas há também um esforço do governo do Estado, que está fazendo o seu trabalho. Vamos somar esforços para procurar transformar o autista em um cidadão”, afirmou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Sobre a data

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 com o objetivo de promover o diálogo e a informação a respeito do transtorno do espectro autista.

No Brasil a data é lembrada com a iluminação em azul (cor definida para o autismo) de vários prédios e monumentos importantes. A ideia é destacar os pontos importantes do país para chamar a atenção da sociedade, poder falar sobre autismo e levantar a discussão a respeito dessa síndrome.

MATÉRIA: FABÍOLA PASCARELLI
FOTO: MÁRIO OLIVEIRA

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.