A Prefeitura de Manaus lançou, na manhã desta terça-feira, 14, a programação que vai comemorar o Dia do Servidor Público (28 de outubro). O lançamento ocorreu no auditório da prefeitura, na avenida Brasil, e contou com a participação de servidores de todas as secretarias.
O prefeito Arthur Virgílio Neto destacou a importância da dedicação dos servidores no atendimento ao público e da preocupação da administração municipal em oferecer as condições necessárias para o bom desempenho das atividades. Em sua mensagem, ele ressaltou também o esforço de sanar as dívidas da Previdência Social, deixadas por governos anteriores.
“Eu nunca fugi dos problemas e quando eu assumi, o presidente da Manaus Previdência me disse que a previdência estava com as contas comprometidas a ponto de termos problemas com o pagamento de aposentados e pensionistas. Eu disse a ele que se o caso não tivesse solução, seria melhor entregar o cargo. Tínhamos que resolver a qualquer custo e resolvemos. Parcelamos a dívida e estamos pagando de forma a manter a seguridade”, afirmou o prefeito.
Na ocasião também, conversando com servidores, Arthur Neto ressaltou que a Prefeitura de Manaus está estudando a situação dos funcionários que têm como salário base R$ 415, apesar de nenhum servidor do Município receber apenas este valor ao final do mês. O prefeito informou que já havia solicitado ao secretário de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Serafim Meirelles, um estudo sobre os impactos que qualquer alteração nos vencimentos dos servidores traria para a economia do Município.
“Essa é uma situação que vem se arrastando por muitos anos e ninguém fez nada. Então, a partir de novembro eu vou me debruçar nos estudos feitos pela Semad e entender porque o vencimento é neste valor e quais os impactos que uma mudança como esta poderia provocar nas nossas contas públicas”, declarou.
Ainda durante o evento, o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Elvys Damasceno, convidou os funcionários públicos a participarem da Corrida Cidade de Manaus, na categoria Servidor. O evento esportivo registrou uma marca recorde esse ano: três mil inscrições em apenas três horas. Os servidores deverão procurar os responsáveis em cada secretaria para efetivar a inscrição que é gratuita.
“As inscrições para a Corrida Cidade de Manaus já encerraram para o público de modo geral. Esperávamos que as vagas fossem preenchidas em uma semana, mas levaram pouco mais de três horas para esgotarem. Nossa expectativa é que pelo menos mais mil servidores se inscrevam para participar dessa corrida que marca o aniversário da nossa cidade”, afirmou o secretário.
Além de shows no dia 31 de outubro, atividades culturais e esportivas, todos foram convidados a participar da Campanha Servidor Solidário, com a doação de sangue na Fundação Hemoam e arrecadação de alimentos que serão distribuídos em instituições que abrigam crianças.
“O nosso servidor já se doa todos os dias para realizar o melhor atendimento à população. Agora, nós estamos pedindo que ele se doe um pouco mais de forma a ajudarmos tantas crianças que vivem em situação de vulnerabilidade. Renovamos a parceria com a Fundação Hemoam e temos a certeza de que os servidores estarão engajados nessa campanha”, finalizou a secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Goreth Garcia Ribeiro.
Reportagem: Leonardo Fierro – Foto: Karla Vieira/Semcom