Prefeitura de Manaus abre a temporada de tapa-buracos nas ruas da cidade

Manaus, AM – Depois de uma série de projetos com plantações de bananeiras em diversas ruas de bairros da capital amazonense, a Prefeitura de Manaus antecipou o início da execução de um pacote de obras do “verão amazônico”. Dentre os serviços, mais 300 vias receberão operação tapa-buracos, drenagem e manutenção de iluminação. Os trabalhos iniciaram nesta terça-feira (16), na Zona Norte da cidade.

No último mês de abril, moradores de Manaus começaram a protestar contra as precárias condições da pavimentação de ruas e avenidas de maneira inusitada: plantando bananeiras. Várias mudas foram colocadas nos buracos em bairros das zonas Leste e Norte de Manaus.

O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), afirmou que respeita a manifestação popular e que no inverno não seria possível avançar na recuperação das ruas. “As condições estavam muito indigestas, orçamento curto e as chuvas, exageradas. Então, respeito as manifestações populares, quando elas são legítimas sempre. Por outro lado, digo que nós estamos prontos para dar uma grande avançada na drenagem”, comentou o prefeito.

Começa a operação

Após os protestos, a Prefeitura de Manaus iniciou os serviços de tapa-buracos nesta terça-feira. A prefeitura informou que antecipou o pacote de obras devido redução do volume de chuvas. Segundo Artur, o bairro Cidade Nova, na Zona Norte, será o ponto de partida para um programa de obras de verão na capital.

“Teremos tapa-buracos, meio-fio, sarjeta, o reforço na iluminação LED e tudo aquilo necessário para tocarmos um bom projeto. Vamos estar em vários bairros simultaneamente e pretendemos fazer entre 100 km e 200 km de recapeamento completo perfeito ao lado de operação tapa-buracos”, informou Arthur Neto.

Os serviços serão executados por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e terão início com uma força-tarefa de 400 trabalhadores na Cidade Nova 1, 2, 3, 4 e 5, conjuntos Osvaldo Frota, Canaranas e Francisca Mendes. Ao todo, mais de 300 ruas serão atendidas com os serviços nos próximos meses.

De acordo com o subsecretário de serviços básicos, Antônio Peixoto, essa ação é a primeira do pacote de verão. Segundo a Seminf, outros bairros nas demais zonas da cidade que necessitam de infraestrutura, também serão atendidos dentro de um cronograma de obras avaliado conforme as necessidades e urgências.

“Já atendemos duas mil vias em quatro meses. Porém, o inverno foi rigoroso e nos prejudicou bastante. Vamos reverter a situação com a chegada do verão. Iremos seguir um cronograma de obras e trabalhar em regime de mutirão para atender o máximo de ruas que estão necessitando de infraestrutura”, disse Peixoto.

Aproximadamente 400 servidores da Seminf trabalharão no mutirão tapando buracos, em serviços de drenagem e iluminação. O pacote de obras será executado por meio de administração direta com recursos próprios.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.