Prefeitura cancela Festival de Danças Folclóricas e população pressiona o prefeito

Manacapuru – O Festival de Danças Folclóricas de Manacapuru, uma tradição de 16 anos, com danças portuguesas, bumbás, quadrilhas etc., num total de 17 atividades folclóricas, foi cancelado.

Em reunião no dia 27, o secretário municipal de Meio Ambiente, Comércio e Turismo, Daniel Guedes, anunciou aos dirigentes dos grupos que a Prefeitura faria apenas um “mini arraiá” e que investiria somente R$ 30 mil no total.

Os dirigentes ficaram revoltados e iniciaram enorme pressão sobre a administração municipal que, ontem (28/06), voltou atrás e resolveu fazer a festa completa, no Parque do Ingá.

Simpatizantes de Manaus, Caapiranga, Beruri e Novo Airão acorrem a Manacapuru para o evento e os vendedores ambulantes, que trabalham nos eventos, não ficariam impedidos de vender seus produtos.

Confusão via Facebook

A notícia de que o Festival estava ameaçado foi dada pelo ouvidor-geral do Município e gerente do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), Alexandre Maia, no Facebook. Ele disse que “apaga incêndios” da administração e critica o secretário Daniel Guedes, chamando-o de “truculento”. “Lembramos que a juventude em campanha chamada da GALERA DO 15 fez a diferença a favor, desprezando esses jovens, os mesmos podem muito bem fazer a diferença contra. Prefeito, não queira perder aquilo que já está conquistado, isso é gol contra”, escreveu (inclusive com as letras maiúsculas) no seu mural.

O próprio Alexandre voltou ao Face para dizer que “tudo não passou de um grande mal entendido”. Ele, Régis e o presidente da Liga Folclórica de Manacapuru, Carlos Souza, além do presidente da Dança Portuguesa Largato, acertaram que o evento será no Parque do Ingá. O prefeito, inclusive, segundo a publicação, parabenizou o esforço da liga. “Vamos fazer o Festival para enaltecer a Cultura de Manacapuru. A liga vai ser os Instituição que irá realizar o festival, que terá o apoio direto da Prefeitura Municipal de Manacapuru”, afirma Maia.

O representante da dança folclórica Estrela do Norte, Marcelo Pacheco, disse que “As mobilizações através da rede social Facebook fizeram a administração de Manacapuru mudar de ideia e voltar atrás do segundo maior acontecimento folclórico de Manacapuru, o Festival Das Danças Folclóricas”.

(Amazonianarede – Voz de Manacapuru)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.