Prefeitura aumenta o número de vagas para o Bolsa Universidade 2014

(Reportagem: Alita Falcão / Foto: Altemar Alcântara e Arlesson Sicsú)

A Prefeitura de Manaus lançou nesta segunda-feira, 21, o edital para o programa Bolsa Universidade 2014. Com novo formato, o programa oferecerá mais de 10 mil bolsas de estudo para o Ensino Superior.

O lançamento e as novas regras do edital foram anunciadas pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, no auditório do Parque Municipal do Idoso, zona Centro-Sul.

A principal novidade para nova edição do programa é que a quantidade de bolsas integrais cresceu 268%, enquanto as bolsas parciais, que cobrem 75% do valor do curso, serão ampliadas em 450% em relação à edição anterior.

“Já temos 53 mil beneficiários e vamos ofertar mais 10.064 vagas. Além disso, acabamos com a papelada. Só precisarão entregar os documentos comprobatórios os candidatos que forem contemplados com as bolsas de estudo, como já é feito no programa Bolsa Idiomas. Isso mostra que nossa meta é também desburocratizar”, destacou o prefeito.

O secretário Municipal de Administração (Semad), Serafim Meirelles Neto, frisou que o programa tem a finalidade de conceder bolsas de estudo integrais e parciais, de 75% e 50% do valor das mensalidades dos cursos de graduação, a estudantes de baixa renda, comprovadamente sem condições de custear seus estudos em instituições particulares de Ensino Superior.

Quatorze instituições farão parte da nova etapa do programa Bolsa Universidade por meio do termo de credenciamento assinado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. São elas: Ciesa, Nilton Lins, Unicel Literatus, Martha Falcão, Fucapi, IAES, La Salle, Esbam, Dom Bosco, Fametro, Uninorte, Materdei, Faculdade Boas Novas e Maurício De Nassau.

De acordo com a diretora geral da Escola do Serviço Público Municipal (Espi), professora Luiza Bessa, o maior número de vagas ofertadas foi para os cursos mais procurados, diferentemente das edições anteriores em que algumas vagas eram mal aproveitadas em cursos de baixa demanda. O edital estará disponível para consulta a partir do próximo mês.

“O lançamento faz parte da programação do aniversário da cidade, mas as inscrições só poderão ser feitas entre os dias 4 e 17 de novembro pelo site bolsauniversidade.manaus.am.gov.br”, explicou a diretora.

Ainda segundo Luiza Bessa, o novo edital tem validade de um ano e possibilita que os candidatos não forem contemplados no início de 2014 possam ser beneficiados no meio do ano com a abertura de novas vagas nas faculdades. “A prefeitura está racionalizando as etapas do programa para que mais pessoas participem do Bolsa Universidade”, finalizou.

Perfil dos candidatos

Para concorrer ao Bolsa Universidade 2014 o candidato deve brasileiro nato ou naturalizado, ter a renda familiar bruta até quatro salários mínimos, ser residente em Manaus, não possuir de diploma superior e nem estar matriculado em instituição pública de ensino superior, estar matriculado ou apto a se matricular em uma das instituições credenciadas no programa e firmar compromisso de prestar serviço em sua área de estudo, sem ônus para Prefeitura. A fase classificatória será concluída até dezembro deste ano.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.