Prefeitura assume lugar da Suframa e tapa buracos no PIM

Prefeitura coloca a operação tapa buraco, no DI da Suframa

 

Prefeitura coloca a operação tapa buraco, no DI da Suframa
Prefeitura coloca a operação tapa buraco, no DI da Suframa

Amazonas – Depois do protesto e muitas reclamações, finalmente os buracos começam a ser tampados no sit4ma viário do distrito industrial da Suframa, por determinação da Prefeitura de Manaus, que faz um grande esforço par tornar trafegável sistema, embora o prefeito Arthur Neto insista em afirmar que essa é uma obrigação da Suframa.

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) deram início, na terça-feira (15), a um trabalho de tapa-buracos na Avenida Buriti, no Distrito Industrial, na Zona Sul de Manaus. A obra ocorre um dia após motoristas bloquearem a avenida em protesto após um micro-ônibus do transporte alternativo cair em um dos buracos da via. O prefeito de Manaus, Artur Neto, disse estar assumindo responsabilidade da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em mantar a área.

Arthur afirmou que a Suframa é a responsável por zelar pelas ruas do Distrito Industrial, no entanto, disse ter começado o trabalho no local em razão da precariedade em que as vias se encontram.

“Toda vez que a Suframa teve dinheiro ela deu pra outra entidade que não a Prefeitura. Inclusive, sempre procurou tirar Manaus das decisões sobre o Polo Industrial. E resolvemos fazer, não recapeamento porque não temos dinheiro para isso, mas sim um tapa-buraco que eu pretendo estender até para outras vias do Distrito Industrial.

Essa é uma obrigação clara da Suframa, a autarquia também está sem dinheiro. Eu não posso mais ficar nessa pendência porque o importante é não deixarmos essa impressão ruim de que o Distrito Industrial está cheio de buracos, cheio de crateras”, afirma o prefeito.

Obras

O resultado da operação, já começa a aparecer
O resultado da operação, já começa a aparecer

Arthur Neto, a obras devem se estender para outras vias do bairro, no entanto, ele descarta o serviço de recapeamento pelo valor de investimento demandado pela obra.

“A responsabilidade é da Suframa, nós sabemos disso o tempo inteiro. Precisa fazer? Então vamos fazer a operação tapa-buraco intensa por aqui. Onde houver ponto crítico de drenagem a gente vai ver direitinho, recapeamento não pode.

A atual superintendente da Suframa, deputada Rebecca Garcia, me procurou dizendo que havia uma emenda de bancada que garantiria R$ 150 milhões para fazer o recapeamento completo, aí a conversa é outra. Eu não sei se, na situação atual do país, isso é possível, mas recebo de bom grado não só a ideia como, sobretudo, de bom grado o dinheiro para fazer o recapeamento completo. Essa era a forma que deviam ter feito antes. Não deviam ter dado o dinheiro para o Governo, mas para a Prefeitura, que é a responsável pelo asfaltamento da cidade”, disse.

Os buracos nas ruas do Distrito Industrial são motivo de insatisfação há vários anos. Em março de 2012, moradores de um conjunto residencial situado na Avenida Buriti protestaram contornando buracos que, segundo eles, estavam desde novembro de 2011 no local. Eles cobravam investimentos de impostos pagos, como o IPVA.

Em dezembro do mesmo ano os moradores voltaram a contornar os buracos com tintas brancas e escreveram “felicitações” na via.

Posteriormente, diversas outras reivindicações ocorreram pelo mesmo motivo, o último foi na manhã desta quarta, quando o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Especial (Sindespecial) cobrou medidas de recuperação para as vias.

Ação

Na quarta-feira (9), a Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizou ação declaratória para que a Justiça Federal reconheça a responsabilidade do Município de Manaus em promover a manutenção dos logradouros e bens públicos nas duas etapas do Distrito Industrial de Manaus.

A ação foi protocolada na 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas pelas Procuradorias Federais no Estado do Amazonas (PF/AM) e junto à Superintendência da Zona Franca de Manaus (PF/Suframa).

Amazonianareede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.