Prefeitos do Amazonas de malas prontas levam Carta para o encontro com Dilma

Prefeitos do AM

Prefeitos do AM

Amazonianarede – AAM

Manaus – Durante um encontro promovido pela Associação Amazonense dos Municípios, os prefeitos do Amazonas, discutiram muitas questões e formaram uma carta que será entregue no encontro de prefeitos com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, que começara amanhã, segunda feira. No documento, a grande preocupação dos prefeitos está relacionada a saúde pública.

Os prefeitos, especialmente os que estão estreando no cargo, consideram o evento “muito proveitoso” e esperam que as suas reivindicações sejam acatadas pelo Governo federal.

O encontro também serviu para orientar os novos gestores sobre a necessidade de realizar corretamente as prestações de contas dos municípios, e como proceder a respeito.

As propostas em relação à saúde foram: a redução da carência de profissionais médicos por meio do aumento do número de vagas nas universidades; definição do serviço civil obrigatório dos profissionais de medicina com carência mínima de 2 anos; desburocratização da validação dos diplomas de graduação estrangeira; autorização do trabalho de médicos estrangeiros em regiões de fronteira; e estabelecimento do financiamento tripartite diferenciado para a contratação e fixação do profissional médico em municípios da região amazônica.

Também foi apresentado um estudo feito pela AAM, onde relevou a existência de discrepâncias entre os valores financiados pelo governo federal para programas de saúde da família onde os valores repassados pelo convênio são de pouco mais de R$ 7 mil, e sua implantação no município para fazer um posto de saúde funcionar custa mais de R$ 60 mil.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.