Prefeito visita obras e acompanha início da pavimentação do Prourbis – J. Teixeira

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, visitou na manhã desta quarta-feira, 3, as obras de pavimentação do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis).

Ele ainda acompanhou o andamento da construção das unidades habitacionais e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que, nesta primeira fase, beneficiarão moradores das comunidades Jorge Teixeira III e João Paulo, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.

Segundo o prefeito, o Prourbis é a mais importante obra de urbanização já realizada pela Prefeitura nos últimos anos e mudará, significativamente, a qualidade de vidas das pessoas contempladas pelo programa. A área escolhida para realização dos trabalhos se deu pelo baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Jorge Teixeira.

“Isso vai mudar e a qualidade de vida das pessoas será outra. É uma obra que tem um alcance social muito grande e econômico também, porque além das pessoas terem melhores condições de moradia, de estudo e de trabalho, também requisitarão menos dos aparelhos de saúde do município e do estado, pois com infraestrutura adoecerão menos”, destacou Arthur.

Na primeira fase, 45 ruas serão pavimentadas, num total de 12 quilômetros de vias que serão revitalizados pelo Prourbis. Além da pavimentação, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) fará a recuperação de meio-fio, sarjetas, calçadas, e ainda, a correção na iluminação e arborização de todo trajeto a ser revitalizado pelo programa.

A rua Arapapá, na comunidade Jorge Teixeira III, foi a primeira a receber as equipes de pavimentação, asfaltamento e recuperação. O serviço, que foi dividido em dois trechos, beneficiará quase 500 famílias que moram no local.

De acordo com Claudemir Andrade, coordenador geral do Prourbis, o primeiro trecho tem 70 metros de extensão e contemplará 220 famílias, já o segundo possui 85 metros e beneficiará mais 250 moradores.

Habitacionais

Ao todo, serão 204 unidades habitacionais prontas até março do ano que vem, sendo as primeiras 88 unidades entregues no dia 24 de outubro, aniversário da cidade. Em dezembro, mais 28 unidades serão oferecidas, sendo 14 delas de uso misto, ou seja, poderão servir também para o comércio. As demais 88 unidades serão finalizadas até março de 2014.

O prefeito Arthur Virgílio Neto, acompanhado do subsecretário da Seminf, Antonio Peixoto, além dos profissionais de engenharia e arquitetura da Construbase, empresa responsável pelas obras do Prourbis, esteve nos conjuntos habitacionais H1 e H1A, que estão em fase de conclusão dos serviços de terraplanagem e fundação para iniciar a etapa de alvenaria.

“Estamos avaliando a construção de mais 32 unidades habitacionais em um terreno que seria destinado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas que nos será cedido pelo Governo do Estado, o que ampliará para 236 unidades habitacionais entregues nessa primeira fase do Prourbis”, divulgou o prefeito.

O último ponto a ser vistoriado foi a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada na rua Vitória, do bairro Jorge Teixeira, prevista para está em pleno funcionamento no final de 2014. A estação cobrirá todas as seis comunidades que serão contempladas pelo programa.

Prourbis

O Prourbis está dividido em duas etapas e prevê a infraestruturação do Jorge Teixeira com serviços de pavimentação, asfaltamento, drenagem, esgoto, iluminação, recuperação do sistema viário, arborização e acessibilidade, além da construção de unidades habitacionais para famílias que moram em áreas de risco ou que precisarão ser retiradas de áreas de intervenções.

Na primeira etapa, dividida em duas fases, serão contemplados quatro comunidades da zona Leste: Jorge Teixeira III, parte do João Paulo, Arthur Virgílio e Bairro Novo. Somente nesta primeira etapa serão investidos 100 milhões de dólares, sendo metade do recurso financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A segunda etapa englobará os bairros Monte Sião e Valparaíso, até as proximidades da Nascente do Mindu.

Reportagem: Alita Menezes / Foto: Arlesson Sicsú

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.