Prefeito vai aos bairros da zona leste constatar abastecimento de água

(Reportagem: Leonardo Fierro/Foto: Arlesson Sicsú)

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, percorreu vários bairros da zona Leste, na manhã desta sexta-feira, 3, para verificar se a água está realmente chegando às casas dos moradores.

Ele garantiu que toda a cidade será atendida pelo Proama ainda este ano. Na zona Leste, faltam apenas o São José e adjacências do Cidade de Deus para a área tenha abastecimento regular 24h por dia.

Ele visitou três bairros: João Paulo II, Novo Reino II e Novo Aleixo, considerada uma das áreas que mais sofriam com a falta de abastecimento. Aproximadamente 97 mil pessoas moram na área. Alguns há quase 25 anos. Segundo moradores, somente agora eles estão tendo água 24h por dia.

“A água só chegava de madrugada e não eram todos os dias. Nós sofríamos muito, pois não tinha água nem pra tomar banho. Chuveiro não existia. Era só com cuia. Mas agora as coisas são diferentes”, declarou Cleo Martins, morador do bairro.

Arthur Neto garantiu que o abastecimento de água será completo ainda este ano. Em janeiro do ano passado, mais de 540 mil pessoas não tinham abastecimento regular de água. Desde o mês de setembro de 2013, o consórcio operacional do Programa de Águas para Manaus (Proama), já conseguiu atender 260 mil pessoas da zona Leste.

“Até o final de fevereiro nós completamos a cobertura de toda a zona Leste e a partir daí vamos atacar a zona Norte. Nossa meta é concluir todo o abastecimento até o final do semestre. Mas nossa expectativa é fazer isso até março. Ainda este mês eu encaminho para a Câmara Municipal de Manaus o projeto de lei que trata da Tarifa Social. As pessoas de baixa renda pagarão apenas 50% do valor da tarifa normal”, concluiu o prefeito. A tarifa hoje é de R$ 25,22.

Esgoto

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, declarou na manhã desta sexta-feira, 03, que começou a conversar com o coordenador da Unidade Gestora da Água, Sérgio Elias, e com administradores da Manaus Ambiental, para que 100% da cidade seja atendida com rede de esgoto até 2030. A proposta além de aumentar a abrangência, que antes era de 80%, também antecipa o prazo em 15 anos.

“Estamos fechando o acordo e até o final de janeiro nós vamos assinar o decreto. Ainda estamos fazendo outros ajustes no contrato, pois a empresa investia pouco no início e deixava pra investir mais no fim do contrato. Eu não concordo. Ela vai ter que investir mais agora”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.