Prefeito prestigia a posse da nova presidente do TJAM

03-07arturposseO prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, parabenizou a nova presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, por ser a segunda mulher a ocupar o cargo em mais de 100 anos da justiça amazonense. Além dela, também tomaram posse, nesta quinta-feira, 3, em solenidade realizada no Teatro Amazonas, o desembargador Aristóteles Lima Thury, no cargo de vice-presidente, e o desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, como corregedor-geral de Justiça.

“Generosidade e senso de justiça são algumas das qualidades da desembargadora Graça Figueiredo, por isso acredito que ela contribuirá muito para o fortalecimento dessa instituição fundamental para a democracia brasileira. Ela chegou até aqui por seus méritos, porque foi boa juíza e sempre soube manter sua postura em momentos difíceis. Não está aqui só por ser mulher, mas porque é uma pessoa de muito valor”, afirmou o prefeito.

Despedindo-se do comando do TJAM, o desembargador Ari Jorge Moutinho, disse que sai de consciência limpa por ter cumprido fielmente sua missão. “É um dia de muita alegria, porque entregar um cargo é tão importante quanto recebê-lo. Desejo à nova administração muito sucesso e que faça sempre o melhor pela justiça do Amazonas. Posso dizer que sinto orgulho por ter realizado, após 10 anos, o concurso para juiz substituto inicial da carreira, fazendo valer o preceito constitucional de que ninguém poder entrar no serviço público que não seja pela porta do concurso. Consegui nomear 300 novos juízes, o que me deixa muito confortável em dizer que cumpri meu juramento”, destacou.

A nova presidente do tribunal ressaltou a importância do incentivo às novas advogadas para que preencham a lacuna de participação social das mulheres nos poderes. “Eu me sinto muito feliz e pretendo, com toda a minha experiência de 35 anos, fazer o possível para aproximar o cidadão do poder judiciário de maneira célere e digna. É um novo desafio que pretendo trilhar no caminho da legalidade. Temos juízes brilhantes e que irão somar para a resolução de questões as quais a sociedade perde urgência no julgamento”, defendeu a desembargadora Maria das Graças Figueiredo.

Reportagem: Alita Falcão

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.