Prefeito e governador discutem parceria com presidente de província peruana

23-05arthurmeloO prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o governador José Melo receberam, nesta sexta-feira, 23, na sede do governo, na Compensa, zona Oeste, o presidente da Província de Loreto, no Peru, Lie Yvan Vasquez Valera. Os governantes estudam formalizar parcerias que promovam o intercâmbio comercial entre as cidades.

O presidente da Província de Loreto, Yvan Vasquez, propõe a criação de uma linha de intercâmbio pela qual possa escoar parte dos produtos produzidos naquela região para o Amazonas. Da mesma forma, receberá o que for produzido em Manaus e nos demais municípios amazonenses.

De acordo com Vasquez, Loreto possui características semelhantes à região Norte, principalmente com as do Amazonas. Ele destacou que existem produtos que são de extremo interesse para o Estado. O presidente usou como exemplo a batata, que segundo ele, pode ser escoada a um pequeno preço.

“Temos entrado em contato com o governo amazonense para enfrentar esse problema de deficiência juntos. Temos outros produtos da nossa região que podem ser trazidos para o Amazonas. Podemos criar um mundo de oportunidades para todos”, destacou Vasquez.

Para o prefeito de Manaus, a criação do canal comercial entre as duas localidades ajudará inclusive no combate ao narcotráfico naquela região. “Se conseguirmos oferecer empregos para as pessoas que hoje produzem cocaína, nós estaremos dando um golpe no narcotráfico. Nós já exportamos produtos como motocicletas para o Peru e importamos prata e muitos outros tipos de produtos”, destacou.

De acordo com o governador, José Melo, a aliança comercial vai trazer bons resultados para os dois lados. Ele destacou que o Peru é um dos países mais equilibrados da América Latina e compartilha com o Estado o Rio Amazonas. “Eles produzem muito às margens do rio e o que estão nos propondo é um intercâmbio comercial com facilitação alfandegária. Nós acertamos que vamos fazer uma comissão para produzirmos um documento, assinarmos e facilitarmos essa ida e vinda dos nossos produtos”, afirmou.

Texto: Carla Albuquerque – Foto: Mário Oliveira

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.