Prazo para recadastramento de usuários do Proeme encerra dia 15

Prazo para recadastramento de usuários do Proeme encerra dia 15

Manaus, AM  – A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM), informa que encerra no dia 15 de janeiro o recadastramento dos dados de todos os usuários do Programa Estadual de Medicamento Especializado (Proeme). A atualização dos cadastros é obrigatória e garantirá que os beneficiários do programa continuem tendo acesso gratuito aos medicamentos.

Para realizar o recadastramento, é necessário que o usuário ou o seu representante legal autorizado se dirija até a sede do Proeme para entregar os documentos exigidos. A sede do programa é ao lado da Cema, na rua Duque de Caxias, bairro Praça 14, na zona Centro-Sul de Manaus. O horário de atendimento é das 7h30 às 16h, de segunda a sexta-feira.

Os documentos necessários para o recadastramento são: cópia do comprovante de residência atualizado (água/luz/telefone); comprovante de titularidade do telefone; declaração autorizadora atualizada (com reconhecimento de firma em cartório); prescrição médica; laudo de solicitação, avaliação e autorização de medicamento – LME (em anexo); RG e CPF (Certidão de Nascimento e documento do responsável legal, se menor).

Novidade

Uma das novidades do recadastramento é que, a partir de agora, será possível inserir até três pessoas que poderão pegar os medicamentos no Proeme, nos casos em que o usuário não puder fazê-lo.

“A gente vai dar três alternativas de representante para a pessoa. Isso dará uma flexibilidade no atendimento. É uma coisa nova que estamos fazendo”, explica o coordenador da Cema, Olavo Tapajós. Ele ressalta que há informações defasadas no cadastro dos usuários do programa, por isso a necessidade do recadastramento.

Lista ampliada

 O Proeme é um programa do Ministério da Saúde (MS), que recebe recursos dos governos Federal e Estadual. O programa oferece medicamentos para pessoas portadoras de doenças crônicas reconhecidas pelo MS. Muitos dos medicamentos são de alto custo.

Além dos itens especializados definidos pelo SUS, no Amazonas, a lista de medicamentos ofertados foi ampliada por iniciativa do próprio Estado.

Em média, 300 usuários vão diariamente à sede do Proeme receber medicamentos. Para otimizar o atendimento, a Cema implantou, no final de dezembro de 2017, um novo sistema de senha eletrônica.

O sistema foi adequado às determinações da Lei Federal 13.466, que alterou o Estatuto do Idoso, estabelecendo prioridade especial nos atendimentos de saúde aos maiores de 80 anos.

Amazonianarede

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.