Belém – Uma equipe técnica iniciou na manhã desta terça-feira (5) o teste de balneabilidade nas praias do distrito de Outeiro, em Belém, que analisa a qualidade da água e atesta quais delas estão próprias ou não para o banho.
Para realizar o teste, um técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) entra na água e recolhe uma mostra. Esta amostragem deve ser feita em local que apresente profundidade média de um metro.
As praias do Amor, Grande e Brasília foram as que passaram pelo teste em Outeiro.
Em seguida, a equipe se encaminhou à Praia do Cruzeiro, em Icoaraci, também distrito de Belém, para finalizar o teste de balneabilidade.
Esta é a quarta coleta realizada pela Semma. Na próxima semana, será feita mais uma coleta nas mesmas praias que vai ser comparada com as outras amostragens.
De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), o local será considerado impróprio para banho quando 80% dos últimos cinco resultados estiverem acima de 1.000 coliformes fecais (termotolerantes) ou 800 Escherichia Coli, por 100 mililitros.
O resultado do teste de balneablidade deve ser divulgado pela Semma por volta do dia 22 de março, antes da Semana Santa.