Itacoatiara, AM – A falta de público e o crescimento da pirataria na cidade de Itacoatiara, levaram o empresário Júlio Dib a anunciar o fechamento por tempo indeterminado do Cine Theatro Dib Barbosa” por tempo indeterminado.
A informação foi confirmada pelo proprietário do local, Júlio Dib, que em abril comunicou o fechamento à Agência Nacional de Cinema (Ancine).
O cinema foi reinaugurado no dia 18 de dezembro de 2009, e desde então eram exibidos filmes internacionais e nacionais, sucessos de bilheteria. Porém, quando estes chegavam ao município, logo eram “pirateados” e vendidos a pequeno custo, o que incentivou a falta de público no local.
A situação se agravou por falta de patrocínio, pois o estabelecimento era mantido com recursos próprios desde sua reinauguração.
Os filmes eram exibidos através de projeções de 35mm e, segundo o proprietário, através de patrocínio seria possível digitalizar a sala de exibição, que atualmente dispõe de 200 lugares.
Aberto a parcerias
O pró´rietário do loca, Júlio Dib disse que está aberto a parcerias a fim de reabrir o cinema, único no interior do Estado do Amazonas, pois, segundo ele, é importante para um município carente desse tipo entretenimento.
O “Cine Theatro” também é responsável pelo evento “Banda do Cinema do Dibão”, sucesso há cinco anos, e que no Carnaval deste ano homenageou o artista plástico e curador do Paço da Liberdade, Óscar Ramos. O Cine Theatro está localizado na Avenida Ruy Barbosa, 595, no Centro de Itacoatiara.
Amazonianianarede