População lava calçadas da corrupção e Câmara inicia o processo de cassação do prefeito afastado Xinayk Medeiros

Câmara inicia processo de cassação do prefeito afasto e preso, Xinayk Medeiros
Câmara inicia processo de cassação do prefeito afasto e preso, Xinayk Medeiros
Câmara inicia processo de cassação do prefeito afasto e preso, Xinayk Medeiros

Iranduba, AM – Imitando o ato religioso baiano que anualmente promove próximo ao fim de ano a lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Bonfim, em Salvador, um grupo de moradores da cidade de Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus, envolvido um escandaloso processo de corrupção, comandado pelo prefeito afastado e preso Xinayk Medeiros ( Pros.

Munidos de baldes, latas, mangueiras e vassouras, um grupo de moradores de reuniu e imitando a festa de Salvador, lavaram as calçadas da corrupção dos prédios da Prefeitura e Câmara Municipal de Iranduba,

Processo de cassação

A maioria da Câmara Municipal de Iranduba, situado na Região Metropolitana de Manaus, resolveu acatar as denúncias contra o prefeito Sinayk Medeiros, aceitou por unanimidade denuncia contra o prefeito, no mento afastado do cargo e preso em Manaus e em face da grave situação em que se encontra o município, a Câmara aceitou a denuncia e resolveu formar uma comissão para iniciar um processo de cassação do mandato de Xinaik (PROS.

Em apoio ao processo de cassação que começa a se instalar em Iranduba, um grupo de moradores da cidade, munidos de baldes e vassouras nas mãos, imitaram a grande e tradicional festa cristão que ocorre e Salvador (BA), quando católicos e espíritas se juntam para lavar escadaria do Bomfim,e imitando aquela ação, lavaram as escadarias da Prefeitura e da Câmara, e Prefeitura Municipal de Iranduba.

Sessão e pressão

Populares lavarfam as calçadas da corrupção, da Prefeitura e Câmara Municipal de \iranduba
Populares lavarfam as calçadas da corrupção, da Prefeitura e Câmara Municipal de \iranduba

Após uma sessão marcada pela pressão que mais de 60 pessoas que compareceram ao plenário da Câmara Municipal de Iranduba fizeram em cima dos parlamentares, os nove vereadores presentes na manhã desta terça-feira (17) acataram, por unânimidade, a denúncia e o pedido de cassação contra Xinaik Medeiros (Pros), prefeito afastado do município desde que foi detido suspeito de comandar um esquema que desviou pelo menos R$ 56 milhões em verbas públicas, e atualmente preso no Comando de Policiamento Especializado (CPE), em Manaus.

Uma comissão especial processante foi formada e os representantes – Ernandes Rocha como presidente, Irapuã como relator e Nedy como membro – foram escolhidos pela própria população presente, que não aceitaram outras três possíveis formações e pediam a troca, sempre aceita pelo presidente da sessão, o vice Francisco Elaime.

Enfim, com os três nomes definidos, a população saiu do plenário comemorando e imediatamente começou a lavar a calçada da Prefeitura e da Câmara, pedindo renovação e transparência. Agora, a comissão tem um prazo de até 90 dias para concluir se irá ou não cassar Xinaik. Porém, eles já adiantaram que pretendem finalizar este processo o mais rápido possível. A Câmara tem até 5 dias para notificar o prefeito, este que terá, então, mais 10 dias para apresentar sua defesa.

Câmara de Iranduba, inicia o processo de cassação de Xinayk
Câmara de Iranduba, inicia o processo de cassação de Xinayk

“Sempre fui uma das únicas vozes de oposição aqui, mas só por ser oposição não quer dizer que irei passar por cima das leis. Vou fazer tudo de maneira oficial, vou dar a chance do Prefeito se defender”, declarou Ernandes, que presidirá a comissão e o único nome aceito pelo povo desde o início.

Já existe na Câmara de Iranduba uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde. Por causa disso, os vereadores não pretendem abrir uma nova CPI. Portanto, os parlamentares que ficaram de fora da comissão especial processante ficarão encarregados de dar prosseguimento à CPI da Saúde.

Amazonianarede

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.