Manaus, AM – A população de Manaus está nervosa e com medo do atual momento na capital amazonense. Os manauaras e visitantes tem medo de utilizar o transporte coleigos para as suas saídas na cidade, em função do crescimento do numero de assaltos que ocorrem na cidade.
A Secretaria de Segurança Publica,vem desenvolvendo ações para combater esse tipo de crime que apavora a cidade e a população sonha com dias melhores, seguros e tranquilos no sistema
Para se ter uma ideia mis real da situação, somente último mês, mais 325 assaltos a ônibus foram registrados em Manaus. A média é de cerca de 10 crimes por dia.
O levantamento é do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiro do Estado do Amazonas (Sinetram). Ao todo, 3.556 assaltos ocorreram entre os meses de janeiro e novembro, em veículos das dez empresas que operam no transporte coletivo da capital amazonense. Mais de 1,2 mil suspeitos foram preso só neste ano. Segundo om Sindicato, o prejuízo para o sistema já passa de R$ 938,6 mil.
Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) informou que 214 pessoas foram presas por assaltos a ônibus, em Manaus, apenas em outubro.
Operação catraca
“A SSP reformulou a operação Catraca, que passou a atuar com barreiras fixas e monitoramento dos veículos com abordagens surpresa. Só no mês de outubro foram realizadas 2.105 abordagens a ônibus urbanos, 4.235 a mototáxis, 27,7 mil a motos e 3,790 a táxis.
Os dados do mês de novembro ainda não foram consolidados. O número de prisões de envolvidos em assaltos a ônibus cresceu 336%, em outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado”, informou nota da SSP-AM. De acordo com os dados da secretaria, entre janeiro e outubro de 2017, foram feitas
Opção
O Sinetram defende que o uso do Cartão Passafácil pode gerar a redução de assaltos nos coletivos.
“A polícia tem trabalhado bastante para reduzir esses crimes, porém os assaltos continuam na mesma média do início do ano. O que chama os criminosos para assaltar os coletivos, são os valores que os cobradores têm no caixa. Enquanto não mudarmos a forma de pagamento, vamos continuar com esse alto índice de assaltos. O pagamento com o cartão Passafácil é a melhor opção”, disse o presidente do Sinetram, Carmine Furletti, por meio de assessoria de imprensa.
Amzonianarde-Sinetran