Ponta Negra continua interditada para uso da água

Manaus – Por recomendação do Corpo de Bombeiros, o uso da água na praia da Ponta Negra está proibido até que a situação envolvendo aparecimento de jacarés no balneário seja resolvida.

A decisão foi anunciada na tarde desta segunda-feira, em reunião que aconteceu na sede da Prefeitura de Manaus e que envolveu órgãos municipais, estaduais e Polícia Militar (PM). O secretário do Gabinete Militar, coronel Fernando Farias, explicou que a praia foi interditada para banho ainda no último domingo, por volta das 16h, para a captura de um jacaré de cerca de 2,5m que apareceu no local.

Segundo o coronel, banhistas que estavam na praia avistaram três jacarés, mas apenas um foi capturado pelo Corpo de Bombeiros. “Estamos confirmando a informação de que esses jacarés fugiram de um outro local, inclusive queremos checar o número, de fato, de quantos são. Por isso, a praia continua interditada para uso da água por questões de segurança”, esclareceu o secretário.

O secretário salientou que apenas o uso da água está proibido. Quem quiser frequentar outras áreas da Ponta Negra, inclusive a areia, poderá fazê-lo, mas com vigília de guardas municipais e Corpo de Bombeiros, que permanecerão no local para dar segurança aos usuários.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, já tomou conhecimento de denúncias sobre a fuga de animais e tomará as providências para investigar o aparecimento dos jacarés.

1º de maio

Durante a reunião também foram debatidas as estratégias de segurança adotadas no último domingo e o que serão implementadas para a festa do feriado do dia do trabalhador, que acontece quarta-feira, na Ponta Negra.

De acordo com Fernando Faria,s é estimado que 50 mil pessoas participem dos festejos durante todo o dia, por isso a ação integrada de segurança continuará de forma intensificada.

“Essa reunião define algumas estratégias para seguirmos o que já foi feito no domingo. As medidas tomadas foram positivas, pois conseguimos reforçar a segurança dos usuários e diminuir o uso de bebidas por parte de menores de idade, por isso o esquema continua”, enfatizou o secretário, ao confirmar que a ação inibiu quem foi ao local em busca de fazer arruaça.

Farias confirmou que a revista aos banhistas será mantida, e que a Guarda Municipal e a Polícia Militar aumentará seus efetivos. O Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude também estarão presentes.

Outros órgãos envolvidos na ação integrada são as secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Planejamento Urbano (Implurb), Transporte Urbano (SMTU) e Manaustrans.

O diretor de transportes da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Valdir Frazão, explicou que a frota será intensificada a partir das 15h horário em que o fluxo de usuários de ônibus aumenta no local.

“Testamos esse esquema no último domingo e o resultado foi positivo, no feriado serão colocados novos pontos de embarque”, explicou o diretor.

Matéria: Ulysses Marcondes / Semcom 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.