Política: Candidatos ao governo do Amazonas participaram ontem de debate na Rede Amazônica

Política: Candidatos ao governo do Amazonas participaram ontem de debate na Rede Amazônica

Participaram os candidatos Amazonino Mendes (PDT), Berg da UGT (PSOL), David Almeida (PSB), Lucia Antony (PCdoB), Omar Aziz (PSD) e Wilson Lima (PSC)

Manaus, AM – Seis candidatos ao governo do Amazonas participaram na noite desta terça-feira (2) do debate na Rede Amazônica. Durante cerca de 2h30, os candidatos apresentaram propostas para áreas como: segurança pública, saúde, educação, sistema carcerário, emprego e combate à corrupção (o G1 acompanhou o debate em tempo real).

Mediado pelo jornalista Carlos Tramontina, da TV Globo, o debate foi realizado nos estúdios da Rede Amazônica, em Manaus. Participaram os candidatos (em ordem alfabética): Amazonino Mendes (PDT), Berg da UGT (PSOL), David Almeida (PSB), Lucia Antony (PCdoB), Omar Aziz (PSD) e Wilson Lima (PSC). O debate teve quatro blocos.

O primeiro e o terceiro com perguntas de tema livre; o segundo com temas determinados por sorteio na hora do debate pela mediadora; o último também teve temas determinados, além das considerações finais de cada candidato.

Considerações finais dos candidatos

Amazonino Mendes (PDT)

“Bom, meu caro espectador, você que está nos vendo nesse momento, claro, vocês, ao assistirem esse debate perceberam que ninguém veio aqui para elogiar o governo, ninguém veio aqui para ressaltar essa ou aquela vitória do governo, avanço do governo, ninguém veio aqui para reconhecer que nós recebemos um estado numa situação dificílima. Hoje, nós estaríamos muito além da potência necessária que o governo tem se nós não estivemos com zelo, com competência, com determinação, experiência, enfrentado a herança. Vejam vocês, eu disse ainda há pouco, com muita clareza, o estado saiu da UTI, mas o estado ainda está na enfermaria. É preciso ter, realmente, muita atenção porque o ato de votar é um ato sagrado, importantíssimo, quem vos fala é um homem que tem 40 anos de experiência no setor. Quando nós erramos, e isso ocorreu, vocês viram o resultado, para destruir é muito fácil, para reconstruir é dificílimo. Então preste muita atenção, seja consciente, poque o voto mal feito, o voto mal dado, o voto que não vem encaminhado pelo sentimento positivo da verdade é o voto fadado a criar crueldade na sua vida, desespero na sua vida, tudo que se vê, que se analisa, que se percebe, que se fala, tudo foi decorrente de outras administrações equivocadas. Não faça isso, pense, seja responsável, eu peço teu voto”

Berg da UGT (PSOL)

“Falaram sobre experiências, eu sou empregado da caixa econômica há 36 anos, cheguei a gerente geral e trabalhei nos municipios. Eu conheço realmente a realidade que nós temos lá. Na área de saúde e lá faltava, há mais de 30 anos, que falta saúde. Então, esses que estão há muito tempo aí dizendo que tem experiência, eu não quero para mim e nem pra você, porque está faltando as políticas públicas. Eu sou graduado em administração de cidades. O que fiz na teoria, eu quero colocar na prática junto com você, porque experiências negativas eu não quero e tenho certeza que vc também não quer. Nós temos que fazer o diferente hoje. Aqueles que já passaram, prometeram e não estão fazendo, nós temos que tirar. Não adianta a gente trabalhar, pagar um monte de imposto e esses impostos não estão sendo canalizados para aquilo que nós consideramos como políticas públicas. Está faltando saúde, educação, transportes, segurança. O interior está abandonado sim. É isso que nós estamos colocando. É o novo. Nunca tive cargo público nenhum, mas sempre trabalhei em prol do trabalhador sempre. Sou dirigente sindical, fui presidente de um central sindical, 42 entidades sindicais sobre minha gestão. Estou hoje gestor ainda (…). Você que está me assistindo sabe disso, porque o estado não está fazendo a vez dele e lá no sindicato a gente está fazendo o que as políticas públicas fariam se estivessem implementadas. Então no dia sete, estamos pedindo, não se abstenha, vote na mudança”.

 David Almeida (PSB)

Agenda dos candidatos ao governo do Amazonas nesta quarta-feira

“A você que nos assiste nesse momento, eu sou David Almeida. Eu sou filho da Dona Rosa, lá do Morro da Liberdade, pai da Fernanda e esposo da Lúcia. Sou candidato a governador porque entendo que podemos viver num lugar melhor, num estado melhor. Quero dizer pra você que se você votar no David, você está votando em uma pessoa igual a você. Eu sou da comunidade, eu sou da periferia, eu vim de baixo. Eu não sou o candidato do governo, eu não sou o candidato da prefeitura, eu não sou candidato ligado a empresários, eu sou verdadeiramente o candidato do povo do estado do Amazonas. Você votando no David, você tá votando num candidato igual a você. Antes de ser deputado eu fui motorista. Galguei os cargos maiores desse estado e me sinto preparado para governar novamente o estado do Amazonas, para que juntos nós possamos fazer diferente. Fui governador por 4 meses e obtive resultados fantásticos que ultrapassaram até governadores em quatro anos de mandato. É por isso que eu sou candidato a governo nesse momento, e quero finalizar deixando pra ti uma mensagem de esperança, deixando uma mensagem de otimismo. Eu quero te dizer que é possível viver num estado melhor, é possível pagar menos impostos, é possível você ter uma boa condição de atendimento na saúde, é possível você ter uma boa condição de segurança, de educação, basta assumir compromissos, e eu fiz tudo o que fiz sem prometer nada, eu quero agora, nesse momento, assumir compromisso com o povo do estado do Amazonas. O Amazonas não pode errar, se nós errarmos estaremos caindo num pesadelo que pode durar quatro anos. Eu estou preparado para te governar e quero te pedir uma oportunidade para juntos vivermos, para juntos estarmos num estado melhor para se viver. O dia D está chegando”.

Lucia Antony (PCdoB)

“Eu quero agradecer essa oportunidade que a TV Amazonas nos permite discutir e levar até você as nossas propostas. Quero agradecer o enorme carinho que recebi das mulheres, da juventude, dos trabalhadores. Quero agradecer a confiança depositada em mim e na minha vice Socorro Prado, pela militância do PC do B e do PT. E quero dizer que eu estou nessa eleição porque o Amazonas não pode continuar sendo enganado. Eu estou nessa eleição porque é preciso resgatar o Brasil que deu certo. Eu sou do time que garantiu desenvolvimento com inclusão social, o Luz para Todos, o Minha Casa Minha Vida, o Prouni, a universidade para que o teu filho pudesse ser doutor. Eu quero continuar levando essas políticas de inclusão. Eu quero fazer com que o Amazonas possa se desenvolver criando qualidade de vida e respeitando cada um que mora nesse Estado. Eu quero dizer para você que tenho orgulho de ter lado, eu tenho orgulho de estar ao lado de pessoas decentes, que defendem a luta e que já conquistaram muito para o estado do Amazonas. Eu tenho orgulho de estar ao lado da senadora Vanessa Grazziotin. Vanessa que não é apenas a senadora do Amazonas, é a senadora do Brasil. A única que ficou ao lado dos trabalhadores e com o teu voto vai continuar sendo a nossa voz no Senado da República. Eu quero pedir o seu voto para o Haddad, mas quero pedir o teu voto para os deputados federais e estaduais do 65 e do 13. Porque eles têm a tua cara, eles têm o teu compromisso, eles têm o teu sonho e serão os teus representantes. Porque pediu voto de um trabalhador para votar contra ele, aprovando reforma trabalhista , isso é uma indignidade que nós não pudemos mais permitir. Vote certo, vote com consciência. O teu voto vai definir o futuro da tua família, dos teus filhos. Vote com esperança. O Amazonas vai dar certo. Lúcia, 65. A primeira governadora do estado do Amazonas. Vamos juntos”.

O mediador do Debate

Omar Aziz (PSD)

“Quero agradecer a todos que nessa jornada nos acompanharam. Quero agradecer apoio do prefeito de manaus artur virgilio e milhares e milhares de pessoas. Nossa proposta é fazer um governo de inovação. Eu queria que você revisse alguns programas nossos, mostrando como fazer, com a experiência que adquirimos e o governo que foi tão bem avaliado por vocês. Quero agradecer a você que é mãe, que é pai, que tem preocupação com o seu filho, para ele não se envolver com a droga. Eu vou ser seu parceiro, seu aliado nisso. Nós não vamos permitir. vamos fazer programas sociais que possam dar a garantia que o seu filho não será preso e nem morto. É nosso papel fazer isso. mostrar as dificuldades é fácil, fazer é mais difícil, e eu já fiz como governador. Você já me fez o governador mais bem avaliado do brasil. você tem assistido as propagandas. É tudo fácil. Um parece que tá tudo às mil maravilhas. Os outros querendo mostrar o que está acontecendo, mas não tendo uma proposta viável para resolver o problema. Não dá para dar um salto no escuro, mas também não dá pra ficar do jeito que está. É preciso autoridade para combater a criminalidade. É preciso políticas públicas para ajudar as pessoas, e nisso você pode confiar. Você me conhece, sabe que é possível ser feito com trabalho, com experiência. Quero contar com seu voto”.

Wilson Lima (PSC)

“Nós precisamos de um governador que tenha vitalidade para ganhar, para ouvir as pessoas, para entender o problema do cidadão, para entender a dificuldade dele. Nós precisamos de um governador que impeça que chova mais dentro do hospital do que fora. Nós precisamos de um governador que entenda que digital não é só a ponta do dedo, mas a maneira com que o mundo significa atualmente. Nós estamos construindo um projeto de diálogo, um projeto participativo, um projeto transparente. Falou-se muito aqui nesse debate sobre experiência. Tem experiência ruim e tem experiência boa. Recentemente, o IBGE divulgou números indicando que o estado do Amazonas tem a segunda população mais pobre do Brasil. o Ideb divulgou números dizendo que nós estamos entre os cinco piores estados que tiveram o pior desempenho. Nós temos mais de 250 mil pessoas desempregadas. A violênci aumenta a cada dia. Nos últimos dez anos, a quantidade de homicídios mais do que dobrou. Essa experiência eu não tenho e não vou ter. Nunca o povo esteve tão próximo de deixar o passado para trás e eu quero falar com você, meu amigo, que é do interior. O voto não é do prefeito, não é do líder comunitário, o voto é seu. A mudança está nas suas mãos. Nós tomamos uma decisão muito forte, de caminhar ao lado de pessoas que representam o novo, que estão comprometidas em fazer as mudanças que o Amazonas precisa”.

Amazoninarede-Rede Amazonica

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.