
Amazonas – A Polícia Militar do Amazonas, está como Novo comando. Um mês e 11 dias após assumir interinamente o comando-geral da Polícia Militar do Amazonas, o coronel Rubens de Sá Soares, foi exonerado pelo governador do Estado José Melo (Pros), conforme o Diário Oficial do Estado (DOE) da última quinta-feira (23).
O novo comandante da corporação é o tenente Augusto Sérgio Farias Pereira, que anteriormente ocupava o cargo de subcomandante da PM.
Rubens Sá deverá voltar a função anterior de comandante da casa Militar, do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam).
O coronel Euler Carlos de Souza Cordeiro irá assumir o subcomando da Polícia Militar, deixando o cargo de corregedor auxiliar da corregedoria geral da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Investigações
O coronel Rubens Sá assumiu o comando da Polícia Militar interinamente, após o coronel Marcus James Frota Lobato – cuja exoneração foi publicada também no DOE da última quinta-feira – (23), pedir para deixar o cargo, no mês de maio, ao ter o nome citado na operação ‘Quintessência’, da Polícia Federal.
A referida operação investiga a participação de oficiais de alta patente da Polícia Militar do Amazonas em um possível esquema de compra de votos, durante a campanha do govenador José Melo.
Em nota divulgada no dia 11 de maio, quando pediu afastamento da PM, o coronel James Frota, informava que o afastamento da função se dava em virtude das investigações do Ministério Público, mas não destacava se seria o do Estado (MPE-AM) ou Federal (MPF-AM).
“(…) vejo meu afastamento como medida idônea, transparente e responsável, com franca intenção de evitar qualquer suspeita de uso do meu posto ou autoridade para interferir ou mesmo influenciar qualquer deliberação.
Esta é uma decisão de caráter pessoal, mas que traduz bem a conduta deste comandante diante dos seus comandados, de conduzir cada sentença com firmeza e coragem”, declarava a nota divulgada no dia 11 do mês passado.
Amaznianarede