Polícia Federal cumpre mandados contra extração ilegal de ouro Amazônia

Os investigados serão indiciados pelo crime de estelionato
PF cumpre mandados contra a extração ilegal de ouro na Amazônia
PF cumpre mandados contra a extração ilegal de ouro na Amazônia

Amazônia – A Polícia Federal (PF) cumpriu dois mandados de condução coercitiva e um mandado de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (7), no Amazonas. A ação faz parte da operação “Warari Koxi”, que investiga uma organização criminosa que atua na extração ilegal de ouro e pedras preciosas nas terras da Reserva Yanomami, situada no extremo Norte de Roraima.

A operação  é realizada ainda no Pará, Rondônia, São Paulo, além de Roraima. Os prejuízos estão estimados em R$ 17 milhões ao mês, além de danos ambientais.

De acordo com a Polícia Federal, a organização criminosa é formada por empresários, funcionários públicos, donos de garimpos, joalheiro e pilotos de avião.

A assessoria de comunicação informou que o grupo é responsável pela implantação de garimpos de ouro, minerais de uso industrial e outras pedras preciosas em reservas Yanomami. De acordo com as investigações, os suspeitos retiram, de forma ilegal das áreas de garimpo, aproximadamente 160 kg de ouro mensalmente.

“Acredita-se que os financiadores do crime utilizam o ouro ilegal como ativo financeiro para lavagem do dinheiro proveniente de outras atividades ilícitas, cujas movimentações atípicas alcançam valor aproximado de R$ 1 bilhão”, informou a assessoria.

Estão envolvidos na operação cerca de 150 policiais federais, de várias regiões do país, além de equipes da Polícia Militar e agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

No Amazonas, a assessoria de comunicação não informou em qual localidade do estado os mandados foram cumpridos.

Amazonianarede-PF

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.