PMAM apresentou na ACA proposta para reduzir criminalidade no Centro

25-09maoManaus – A principal pauta de discussão entre os empresários da Associação Comercial do Amazonas gira em torno do aumento de assaltos no Centro da capital.

O assunto virou ma última reunião da entidade, estavam à mesa Tenente Coronel Franclildes Ribeiro do Comando da Companhia de Policiamento da Área Sul, Major Herlon Gomes Comandante da 24 Companhia Interativa da Polícia Militar.

Na presença do presidente da entidade Ismael Bicharra e demais membros da diretoria, o major Herlon Gomes elencou os problemas que contribuíram para aumento de crimes no Centro. Segundo ele, o efetivo de policiais para atuarem na área comercial que conta atualmente com 150 PMs é menor que o proposto. Pois a área exige pelo menos 250 soldados na rua.

O motivo de poucos policiais seria a redução na carga horária semanal dos PMS o que causou uma queda de quase 40 porcento no contingente. Ele atribui este fato à incidência de ocorrências como roubos e furtos de objetos especialmente carteiras e celulares, arrombamentos de lojas na Rua dos Barés e dos Andradas, além de prisões diárias por causa das saidinhas de banco. O major informou que a PM sabe da atuação de vândalos na 1 CICOM, principalmente ao redor da Igreja da Matriz.

Ainda durante a apresentação do plano de segurança, major Herlon informou que a Polícia Militar conta com atuação de policiais distribuídos em 12 viaturas, oito motocicletas e os que fazem ronda a pé.

Com o novo comando na PM após a exoneração do coronel Almir Davi novas ações estão sendo implementadas pela corporação. Entre as medidas iniciais, a Polícia Militar esta montando cones divisores nas ruas para sinalizar a presença policial na área como já acontece na rua Lourenço Braga, Av. sete de Setembro, Av. Getúlio Vargas. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas autorizou a instalação de mais duas câmeras na Catedral que conforme noticiado pela imprensa estava sendo alvo da ação de criminosos.

Para a diretoria da ACA, a Polícia Militar precisa avaliar as situações recorrentes no Centro. Os empresários criticaram a invasão de mendigos que dormem nas calçadas da rua Guilherme Moreira.

Eles pediram também mais fiscalização no comércio ambulante principalmente com a venda e troca de celulares sem registro e supostamente oriundo de furtos. Os associados pediram uma ronda ostensiva no horário do almoço quando há maior aglomerado de pessoas circulando pelas ruas do Centro.

O major reconheceu esses problemas e afirmou mais reforço policial na área no sentido de garantir a segurança de lojistas e clientes da principal área comercial de Manaus.

Crimes noticiados

No ultimo dia 18, câmeras do Centro Integrado de Operações e Segurança registraram um assalto no terminal da Matriz. Três pessoas foram presas em flagrante suspeitas de agredir e roubar um homem no ponto de ônibus. Nas imagens divulgadas pela imprensa local, o trio agride a vítima para efetuar o roubo.

No início do mês ocorreu a operação Centro Seguro no combate à criminalidade de ação conjunta entre Policia Civil e a Secretaria Extraordinária do Centro.

Outros Assuntos

Neste dia, os empresários apresentaram propostas. Entre elas, a de facilitar o retorno de empresas ao mercado que precisam negociar com o governo do estado e do município para terem acesso as certidões negativas.

Os empresários pediram que a presidência da ACA em nome dos associados se solidarize com o incêndio da Força Construtiva ocorrido no dia 25 de agosto. Eles sugeriram mais participação nas convenções coletivas. Há 90 dias do Natal, os empresários já planejam discutir a decoração de fim de ano para o Centro.

Amazonianarede – ACA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.