Plantio de mudas nativas no entorno da Arena da Amazônia

Plantio de mudas de árvores nativas, no entorno da Arenada Amazonia

 

Plantio de mudas de árvores nativas, no entorno da Arenada Amazonia
Plantio de mudas de árvores nativas, no entorno da Arenada Amazônia

Manaus,  AM – A Prefeitura de Manaus está realizando o plantio de 170 mudas de árvores da espécie pau-pretinho, nativa da Amazônia, na área do entorno da Arena da Amazônia, em apoio ao “Programa Abraça”, da Rio 2016, em parceria com o Comitê Organizador do Torneio de Futebol Olímpico Manaus 2016.

O trabalho, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), dentro do Plano Arboriza Manaus, começou na sexta-feira, 24, com o plantio de 100 mudas na área do estacionamento da Arena e teve continuidade nesta próxima segunda-feira, com outras sessenta mudas.

No dia 4 de julho, em solenidade que contará com a presença de autoridades locais e integrantes do Comitê Olímpico da Rio 2016, em Manaus, será feito o plantio simbólico de dez mudas na área lateral do estádio próximo ao Sambódromo. As mudas plantadas têm entre 1,5m e 1,8m de altura, todas da espécie nativa pau-pretinho.

De acordo com a diretora de Arborização e Paisagismo da Semmas, Rosemary Bianco, o plantio está sendo realizado nos locais onde é possível a implantação da arborização. “Na parte do estacionamento,  os benefícios proporcionados pela arborização poderão ser sentidos quando houver eventos no estádio olímpico.

Na parte interna, entre a Arena  e o Sambódromo, o objetivo de carboneutralização do comitê”, afirmou, lembrando que a estimativa é de que dentro de quatro anos as árvores estejam com as copas formadas e proporcionando embelezamento da cidade e redução de temperatura.

Legado de sustentabilidade

O coordenador da área funcional Sustentabilidade, Acessibilidade e Legado (SAL) do comitê local, Marcelo Dias, explica que o objetivo é permitir que as cidades-sede as cidades-sede do futebol olímpico possam deixar um legado de sustentabilidade. “Buscamos o apoio da Semmas que já realiza o trabalho do Arboriza Manaus com o objetivo também de neutralizarmos, com o plantio, as emissões de Carbono emitidas durante a construção da Arena”, afirmou.

Vila Olimpíaca

Além do plantio no entorno da Arena da Amazônia, o Comitê Organizador do Torneio de Futebol Olímpico Manaus 2016 fará também ações de plantio de mudas ornamentais dentro da Vila Olímpica de Manaus, nos chamados jardins das delegações, envolvendo os integrantes das delegações das seleções que jogarão na cidade (Colômbia, EUA, Japão, Suécia, Nigéria e África do Sul).

“Isso significa que antes mesmo de executar uma atividade, já pensamos em como podemos entregá-la de forma enxuta e eficiente do ponto de vista ambiental. Entregar Jogos de baixo impacto, reduzindo, ao máximo, a pressão sobre recursos materiais e energéticos, sem comprometer a qualidade do evento”, explicou Marcelo, lembrando que o Abraça Sustentabilidade está sendo realizado em todas as cidades-sede dos jogos olímpicos de futebol.

Amazonianarede-Semcomo

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.