Pista de kart da Vila Olímpica de Manaus ganha iluminação para corridas noturnas

Pista de Kart da V. Olímpica ganha iluminação para corridas noturnas
Pista de Kart da V. Olímpica ganha iluminação para corridas noturnas
Pista de Kart da V. Olímpica ganha iluminação para corridas noturnas

Manaus – A iluminação da pista de kart da Vila Olímpica de Manaus foi inaugurada. Equipado com 66 luminárias de 400 watts e 11 postes, o local passa a funcionar também no período noturno para competições do kart, motovelocidade, caminhada e até para treinamentos específicos das corridas de resistência (maratonas).

Com investimento de R$ 80 mil, a obra foi executada sem nenhum ônus para a FVO, por meio da parceria do Governo do Amazonas com a Prefeitura Municipal de Manaus, Associação dos Kartistas do Amazonas (AKA) e Liga Amazonense de Motociclismo (LAM). “É um trabalho conjunto, de resultado positivo, pois favorece também toda a comunidade, que agora tem ao seu dispor, o maior espaço para caminhadas do Estado”, destacou o diretor-presidente da Fundação Vila Olímpica, Aly Almeida.

A solenidade de inauguração teve ainda a presença do titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Eduardo Ditzel; e do secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Sildomar Abtibol.

A ação atende a uma antiga reivindicação feita diretamente à FVO por dirigentes e pilotos ligados ao kart e à motovelocidade.

Um dos pontos unânimes é que, agora, todos poderão realizar as competições sem o incômodo provocado pelas altas temperaturas nas tardes de Manaus.

“Vai acabar aquele calor. É um sonho que se torna realidade”, frisou o vice-presidente da AKA, Arian Maia.

Três semanas

A pista de kart foi inaugurada no dia 25 de março de 1990, numa área construída de 4,5 mil metros quadrados.

O trabalho para a implantação do sistema de iluminação foi realizado  nas últimas três semanas, inclusive, com o reaproveitamento de postes que estavam inutilizados na Vila Olímpica há 15 anos.

Toda a despesa com a compra de cabeamento, lâmpadas, refletores e utilização de guindaste foi rateada entre os próprios pilotos. A FVO cedeu o espaço e entrou com a mão de obra.

“É sacrificante correr sob o sol escaldante. Num momento de crise, eles se dispuseram a arcar com essa despesa em busca de melhores condições para os pilotos e numa luta incessante para manter o esporte vivo”, informou o diretor-técnico da FVO, Igor Menezes.

Aniversário de Manaus

Neste fim de semana serão disputadas a quinta e a sexta etapas do Campeonato Amazonense de Kart. Já a motovelocidade chega à nona etapa (penúltima da temporada), com provas marcadas para este sábado (24), no aniversário de Manaus. “Sem o calor, nossa expectativa é que o público, que já era bom, dobre em nossos eventos”, disse o presidente da LAM, James Bala.

Líder comemora

Entre os pilotos presentes à inauguração, Gabriel Silva, 17, era um dos mais felizes com a mudança no kartódromo. Único amazonense finalista do Campeonato Brasileiro de Kart nos últimos 17 anos, ele lidera o Amazonense na categoria Graduados, com 61 pontos, e quer aproveitar as próximas provas para se distanciar ainda mais do segundo colocado, Arthur Barbosa (57 pontos).

“Apesar de correr há cinco anos e a participar do campeonato local desde 2013, essa a primeira vez que consigo participar de toda a competição. Quero aproveitar bem e dar o melhor para ficar com que esse título inédito para mim”, disse o piloto, que cursa o segundo ano do ensino médio e também pratica triatlo, como forma de melhor o desempenho dele nas pistas.

Amazonianarede

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.