
Manaus – A iluminação da pista de kart da Vila Olímpica de Manaus foi inaugurada. Equipado com 66 luminárias de 400 watts e 11 postes, o local passa a funcionar também no período noturno para competições do kart, motovelocidade, caminhada e até para treinamentos específicos das corridas de resistência (maratonas).
Com investimento de R$ 80 mil, a obra foi executada sem nenhum ônus para a FVO, por meio da parceria do Governo do Amazonas com a Prefeitura Municipal de Manaus, Associação dos Kartistas do Amazonas (AKA) e Liga Amazonense de Motociclismo (LAM). “É um trabalho conjunto, de resultado positivo, pois favorece também toda a comunidade, que agora tem ao seu dispor, o maior espaço para caminhadas do Estado”, destacou o diretor-presidente da Fundação Vila Olímpica, Aly Almeida.
A solenidade de inauguração teve ainda a presença do titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Eduardo Ditzel; e do secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Sildomar Abtibol.
A ação atende a uma antiga reivindicação feita diretamente à FVO por dirigentes e pilotos ligados ao kart e à motovelocidade.
Um dos pontos unânimes é que, agora, todos poderão realizar as competições sem o incômodo provocado pelas altas temperaturas nas tardes de Manaus.
“Vai acabar aquele calor. É um sonho que se torna realidade”, frisou o vice-presidente da AKA, Arian Maia.
Três semanas
A pista de kart foi inaugurada no dia 25 de março de 1990, numa área construída de 4,5 mil metros quadrados.
O trabalho para a implantação do sistema de iluminação foi realizado nas últimas três semanas, inclusive, com o reaproveitamento de postes que estavam inutilizados na Vila Olímpica há 15 anos.
Toda a despesa com a compra de cabeamento, lâmpadas, refletores e utilização de guindaste foi rateada entre os próprios pilotos. A FVO cedeu o espaço e entrou com a mão de obra.
“É sacrificante correr sob o sol escaldante. Num momento de crise, eles se dispuseram a arcar com essa despesa em busca de melhores condições para os pilotos e numa luta incessante para manter o esporte vivo”, informou o diretor-técnico da FVO, Igor Menezes.
Aniversário de Manaus
Neste fim de semana serão disputadas a quinta e a sexta etapas do Campeonato Amazonense de Kart. Já a motovelocidade chega à nona etapa (penúltima da temporada), com provas marcadas para este sábado (24), no aniversário de Manaus. “Sem o calor, nossa expectativa é que o público, que já era bom, dobre em nossos eventos”, disse o presidente da LAM, James Bala.
Líder comemora
Entre os pilotos presentes à inauguração, Gabriel Silva, 17, era um dos mais felizes com a mudança no kartódromo. Único amazonense finalista do Campeonato Brasileiro de Kart nos últimos 17 anos, ele lidera o Amazonense na categoria Graduados, com 61 pontos, e quer aproveitar as próximas provas para se distanciar ainda mais do segundo colocado, Arthur Barbosa (57 pontos).
“Apesar de correr há cinco anos e a participar do campeonato local desde 2013, essa a primeira vez que consigo participar de toda a competição. Quero aproveitar bem e dar o melhor para ficar com que esse título inédito para mim”, disse o piloto, que cursa o segundo ano do ensino médio e também pratica triatlo, como forma de melhor o desempenho dele nas pistas.
Amazonianarede