Piscicultores participam de reunião para organização do Feirão do Pescado  Especial Semana Santa

Piscicultores participam de reunião para organização do Feirão do Pescado  Especial Semana Santa

Manaus, AM – Cerca de 30 piscicultores, pescadores e donos de frigoríficos participaram de uma reunião nesta quarta-feira (20), no auditório da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf).

Eles vão participar do Feirão do Pescado – Especial Semana Santa, que será realizado entre os dias 16 e 19 de abril, em quatro endereços na capital.

Os debates foram mediados pelo Secretário de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror), Leocy Cutrim, e pelo chefe de Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Tomás Sanches. “ É fundamental esta participação de todos para que estabeleçamos as regras da feira, desde o layout, o material que vamos disponibilizar e o preço máximo de cada item. O Feirão é importante também porque, desta maneira, ajuda a regular o preço do pescado nesta época,” afirmou o secretário da Sepa.

Produtores e donos de frigoríficos definiram, em comum acordo, os valores máximos da venda de cada peixe. (Vide em anexo). Outros assuntos da pauta foram a divisão dos espaços da feira e a documentação de cadastro de piscicultores, pescadores e frigoríficos.

Tabela de preços

“A reunião foi muito positiva, com a participação de todos, sendo a tabela de preço um consenso, o que permite que os mesmos obtenham lucro e possam oferecer produto de qualidade, com certificação sanitária e preço justo”, afirmou Tomás Sanches.

Esta é, inclusive, uma das épocas do ano mais movimentadas para o comércio de peixe, já que, tradicionalmente, muitas pessoas passam a comer exclusivamente este item. Pensando nisso, o piscicultor Johame Guimaraes, secretário da Associação dos Aquicultores do Amazonas (Aquam), se prepara  com antecedência para participar do Feirão do Pescado – Especial Semana Santa.“ Há 6 anos eu participo e vendo entre 700 a 800 tambaquis. Deixo um tanque específico para atender a feira. Não ganhamos muito no preço individual, que é baixo, mas ganhamos na quantidade e fazendo novos clientes”, garantiu ele.

Está agendada para o dia 2 de abril uma reunião com os tratadores de peixe para organizar as atividades de limpeza, evisceração e retirada da espinha de peixe.

Centenas de consumidores manauaras passam pelo Feirão do Pescado durante a Semana Santa e movimentam aproximadamente R$ 1,5 milhão em pescado regional. Ele já faz parte do calendário amazonense e se destaca pela comercialização de pescado de qualidade e com valor abaixo do mercado.

Quatro endereços

Este ano, o Feirão do Pescado, promovido pelo Governo do Amazonas, será realizado em quatro endereços: no Centro Social Urbano (CSU) do bairro Parque 10, zona centro-sul; na alameda do Samba, bairro Alvorada, zona centro-oeste; no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, bairro Cidade Nova, zona norte; e no estacionamento da sede do Sebrae, unidade Aleixo, zona centro-sul.

Estrutura 

Cada feira vai contar com 20 participantes, totalizando 80 expositores de pescado. Toda a estrutura necessária para a realização do evento, como tendas, expositores, banheiros químicos, iluminação e climatizadores, entre outros serviços, estão sendo providenciados pela ADS.

A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), através da Sepa é responsável pela logística de transporte e armazenamento dos produtos.

Amazoninrede-Sepror

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.