
Amazônia – Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e fruto de estudos feitos por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (INCT-CENBAM), um grupo de pesquisadores lançará na próxima quarta-feira (12 de outubro), o livro Embaúba: uma árvore e muitas vidas, dos autores William Magnusson, Noemia Kazue e Takakazu Yumoto.
O lançamento será na livraria Leitura, no Amazonas Shopping, às 17h, com uma edição trilíngue escrita em Português, Japonês e Inglês. O livro conta ainda com ilustrações da artista plástica amazonense, Adna Abreu e com a participação do renomado chef de cozinha, Alex Atala.
Obra é resultado do projeto INCT-CENBAM, desenvolvido com apoio da Fapeam
A obra literária fala sobre a árvore Embaúba e sobre as pesquisas realizadas em torno dela. Certo dia, os alunos vieram me contar que podiam ver lindos cogumelos da janela do laboratório. Fomos ver de perto e em torno de um pé de Embaúba, cresciam oito cogumelos que formavam o que chamamos colar de fadas.
Desde esse dia, passamos a estudar a Embaúba e aprendemos muito a seu respeito, conta a pesquisadora Noemia Kazue em um dos trechos do livro. O evento de lançamento da obra é aberto ao público.
Amazonianarede-Agência Fapeam