Pesquisador do Inpa agora é cidadão do Amazonas

Ao centro, ainda na ALEAM, o pesquisador Csrlos Roberto Bueno, exibe com orgulho o diploma da cidadania amazonense
Ao centro, ainda na ALEAM, o pesquisador Csrlos Roberto Bueno, exibe com orgulho o diploma da cidadania amazonense
Ao centro, ainda na ALEAM, o pesquisador Csrlos Roberto Bueno, exibe com orgulho o diploma da cidadania amazonense

Manaus, AM – Desde 1976 no Amazonas, o paulista de Serra Negra, Carlos Roberto Bueno, veio para o Estado a convite do então diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) Warwick Kerr, para apoiar a gestão de núcleos regionais. o pesquisador recebeu o título de Cidadão do Amazonas, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

“É uma imensa satisfação receber este título, que muita gente gostaria de ter e por merecimento eu fui recomendado por unanimidade pela Assembleia”, disse o pesquisador que, atualmente, é coordenador de Extensão do Inpa e desenvolve trabalhos e pesquisas ligados à valorização da população ribeirinha e indígena. Bueno também trabalha na divulgação das ações do Instituto relacionadas às tecnologias sociais voltadas à melhoria da qualidade de vida do cidadão e à aproximação com o setor produtivo.

O coordenador de Extensão do Inpa contou que sua vida foi dedicada ao Estado e agradeceu o reconhecimento por seu trabalho. “Todo resultado de pesquisa tem que ter um fim social, ambiental e econômico. Isso tudo tem um foco que é o ser humano e isso dá o sentido de nossa vida. Esse é o prêmio da minha vida”, afirmou.

A cerimônia foi presidida pelo deputado Belarmino Lins, vice-presidente da Aleam, e contou com a presença de várias autoridades do Estado, além do diretor do Inpa, Luiz Renato de França; do comandante Militar da Amazônia, general de Exército Theophilo Gaspar de Oliveira; e do diretor presidente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, Phelippe Daou. “O Bueno está na Amazônia há 40 anos e defende a região como ninguém porque sabe que a Amazônia é o patrimônio do mundo”, disse Phelippe Daou.

O título de Cidadão do Amazonas é um dos mais importantes concedidos pela Aleam e foi proposto pelo deputado Luiz Castro (PPS), que na ocasião foi representado pelo deputado José Ricardo (PT). É concedido a pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao Estado e ao povo do Amazonas, em qualquer campo de atividades.

Carreira

Bueno é doutor em Biologia Vegetal, possui 14 livros e/ou capítulos de livro, 19 artigos em revistas especializadas e 45 publicações em anais de eventos. Participa em bancas de avaliação e seleção, bem como orientação de alunos de graduação, mestrado e doutorado. Também participa de aulas em nível de pós-graduação em universidades locais, tendo contribuído na formação de mais de 300 alunos especializados em meio ambiente e recuperação ambiental.

É membro de várias sociedades científicas e faz parte dos comitês gestores de entidades como a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Comitês das Águas e Meio Ambiente (Fundação Rede Amazônica), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável (Idesam) e Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

Amazonianarede-Aleam

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.