
Brasilia – Uma pesquisa de satisfação de passageiros divulgada pela Secretaria de Aviação Civil nesta quinta-feira (29) apontou que o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus, é o quarto pior do Brasil, empatando com Salvador (BA), com nota 3,78 numa escala que vai de 1 a 5. Manaus subiu uma posição em relação à primeira pesquisa realizada no ano passado quando obteve nota 3,55
Atrás de Manaus ficaram apenas os aeroportos Rio Galeão (RJ), Guarulhos (SP) e Cuiabá (MT), que obteve a menor nota (3,48). Os entrevistaram responderam 48 quesitos como o tempo de espera no check-in, oferta de transporte público, restituição de bagagem, limpeza dos banheiros, entre outros. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 5%.
A pesquisa ouviu 12.992 passageiros de vôos domésticos e internacionais durante os meses de outubro a dezembro do ano passado em 15 aeroportos do país: Viracopos, Brasília, Rio Galeão, Guarulhos, Confins, Natal, Congonhas, Fortaleza, Porto Alegre, Santos Dumont, Curitiba, Recife, Manaus, Salvador e Cuiabá.
A melhor avaliação foi para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), com nota 4,29 na avaliação dos passageiros. Manaus integra a lista de aeroportos que recebem até 5 milhões de passageiros por ano, junto com Cuiabá e Natal. Entre as três capitais, Manaus teve a segunda melhor avaliação, com nota 3,78. O melhor aeroporto avaliado no grupo foi o de Natal (RN), com nota 3,86.
Avaliações
Na avaliação de transporte público utilizado, apenas 3% dos entrevistados responderam que utilizam o transporte alternativo, enquanto 81% dos passageiros disseram utilizar o táxi como meio de transporte.
Os quesitos mais bem avaliados foram a cordialidade dos funcionários no check-in e rigor na inspeção de segurança. O valor dos produtos comerciais, a quantidade e variedade de lanchonetes e restaurantes, a disponibilidade de internet wi-fi e caixas eletrônicos foram os quesitos que obtiveram as piores avaliações dos passageiros que passaram por Manaus.
Amazonianarede-EBC