Manaus, AM – Com a chega do período chuvoso, segundo a Defesa Civil Municipal, a capital amazonense tem hoje cerca de 1.400 residências em áreas de risco. Somente na zona Leste, são 134 locais perigosos mapeados. Mas não é só na zona leste que existem pontos de alerta.
Em muitas áreas próximas ao Centro da capital, a preocupação também é grande. Um desses locais é na Avenida Presidente Dutra, no bairro da Glória, onde um barranco de aproximadamente 15 metros de altura ameaça deslizar, com evidente risco para os moradores, pedestres e motoristas que transitam pelo local. Uma das moradoras mais preocupadas é a doméstica Luani Carvalho.
O funcionário público, Jander Junior, que caminha pelo trecho todos os dias, também demonstra preocupação quanto a instabilidade do barranco.
No local, a equipe de reportagem da Rede Tiradentes flagrou operários da construção civil fazendo obras para tentar conter o deslizamento do barranco. Nenhum deles usava equipamentos de proteção individual, o que chamou a atenção do autônomo, José Nunes da Silva.
Recentemente, um operário morreu soterrado em uma obra que estava sendo realizada no Parque 10, zona Centro-Sul, depois de um deslizamento de terra. A obra foi embargada. Na obra localizada no bairro da Glória, os trabalhadores e os responsáveis não quiseram gravar entrevista.
Em nota, a Prefeitura de Manaus informou que, no último fim de semana, enviou equipes para a área de risco conhecida como Ponta do Vento. Defesa Civil e Instituto municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (IMPLURB) notificaram e embargaram a obra.
O proprietário foi intimado a cobrir o talude com lona e paralisar a obra de escavação. A fiscalização também o notificou para apresentar, em 24 horas, um projeto para continuar a obra de contenção.
Amazonianarede-RT