Peixes ornamentais do Rio Negro recebem selo de qualidade

17-11peixeManaus – Os peixes ornamentais dos municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas, conquistaram junto ao Instituto Nacional da Propriedade industrial (INPI) uma certificação inédita no mundo: uma espécie de “selo verde” com Indicação de Procedência Geográfica, concedida pela primeira vez a um organismo vivo.

Até então os selos de indicação geográfica só tinham sido liberados para objetos e produtos, como artesanatos, bebidas, carne, café, cachaça, queijo, champanhe, etc.

Os peixes do Amazonas, da região do Rio Negro, são os primeiros organismos vivos a receber essa indicação, graças ao empenho de várias entidades como a Secretaria de Estado da Produção Rural (SEPROR), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e Projeto Piaba – Bio–Amazonia Conservation International (BAC).

O comércio legal com os peixes ornamentais do alto Rio Negro, inclusive para exportação, aparece com a maior fonte econômica dos municípios de Barcelos e Santa Izabel do Rio Negro.

Amazonianarede – Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.