Pauini – AM: comunidade do Mapiá recebe aval para explorar madeira

Os moradores da Vila do Céu do Mapiá, na Floresta Nacional Purus, no interior do Amazonas, conseguiram a primeira autorização para exploração de manejo florestal sustentável. Localizada no município de Pauini (a 923 quilômetros de distância de Manaus), a Floresta Nacional do Purus tem 256 mil hectares e 535 habitantes.

O plano de manejo florestal sustentável do local contempla uma área de mil hectares, dividida em dez unidades de produção anual. A primeira unidade a ser explorada tem 50 hectares a e vai beneficiar cerca de 200 famílias. A madeira explorada no primeiro ciclo de corte será utilizada na própria comunidade.

Toda a equipe dos “manejadores” fazem parte da comunidade. Na região da vila, a cooperativa CooperMapiá fez treinamento para aproveitar melhor a autorização de exploração de madeira e minimizar possíveis impactos durante a extração das árvores.

Além da Floresta Nacional do Purus estão em andamento três planos de manejo florestal sustentável comunitário nas seguintes unidades de conservação: reservas extrativistas Verde para Sempre (no Pará) e Chico Mendes (no Acre) e na Floresta Nacional Tapajós (no Pará).

(Portal do Purus) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.