Início Notícias Política Participantes de Seminário pedem nova rodada de palestras sobre Propaganda Eleitoral

Participantes de Seminário pedem nova rodada de palestras sobre Propaganda Eleitoral

Participantes do Seminário,

 

Participantes do Seminário,
Participantes do Seminário,querem mais uma roda de palestras

Amazonas – A Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) encerraram o primeiro Seminário de Direito Eleitoral organizado em parceria pelas duas instituições, com objetivo de levar, ao maior número possível de pessoas, informações a respeito das mudanças que irão acontecer na campanha eleitoral deste ano.

Para isso, a Gerência de Treinamento e Desenvolvimento da Escola do Legislativo Senador José Lindoso abriu inscrições gratuitas para todos os operadores do Direito, parlamentares, assessores e público em geral e, com apoio do Centro de Mídias da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), transmitiu as palestras ao vivo para todas as 61 câmaras municipais do Amazonas.

A participação presencial no auditório Belarmino Lins chegou a quase 2 mil pessoas, nos dois dias. No interior, estudantes dos municípios de Anori, Boa Vista dos Ramos, Caapiranga, Tabatinga, Tapauá, Benjamim Constant, Beruri e Urucará assistiram as palestras nas câmaras municipais e interagiram com os palestrantes, enviando seus questionamentos, via internet.

Ao final da última palestra, os participantes solicitaram à Escola do Legislativo e ao TRE que promovam novo seminário específico sobre Propaganda Eleitoral. “Uma vez que o tema é muito amplo, os participantes pediram mais informações. Vamos consultar o presidente Josué Neto e a Justiça Eleitoral para avaliar a possibilidade de um ou mais novos seminários com este fim”, comemorou a diretora da Escola do Legislativo, professora Jaqueline Ferretti.

Os temas

Abrindo o ciclo de palestras do segundo dia do evento, o professor universitário, administrador, advogado e juiz eleitoral substituto do TRE/AM, Márcio Rys Meirelles de Miranda, falou sobre os principais aspectos do Direito Constitucional Eleitoral, sobre os princípios da Constituição Eleitoral e explicou ainda sobre o funcionamento e a estrutura da Corte Eleitoral do Amazonas.

O palestrante parabenizou a iniciativa da Aleam e do TRE, de “oportunizar um verdadeiro exercício de cidadania ao analisar uma Justiça especializada e complexa, em um momento de grande reflexão nacional”.

Procurador-chefe das unidades do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), Edmilson da Costa Barreiros, que já exerceu as funções de procurador-chefe da Procuradoria da República do Amazonas e procurador Regional Eleitoral no Amazonas, foi o segundo palestrante do dia com o tema “Atuação do Ministério Público Eleitoral”.

Como defensor do regime democrático, Edmilson explicou que o Ministério Público atua em todas as fases do processo eleitoral, desde as inscrições dos eleitores até a diplomação dos eleitos. “Existe muito serviço a ser feito em ano eleitoral e posso dizer que o MP ficou com uma das missões mais nobres, que é a de resguardar o regime democrático”. O procurador lembrou que essa missão do MP ocorre dentro e fora do período eleitoral, que aparece como parte ou como fiscal da lei.

A terceira e última palestra da manhã foi proferida pelo juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e membro TRE/AM, Paulo Fernando Feitoza, que abordou a Propaganda Eleitoral. Neste ano, a propaganda eleitoral no rádio e na TV, terá início no dia 16 de agosto. A duração da campanha eleitoral foi reduzida de 90 para 45 dias.

O juiz falou sobre as principais mudanças para as eleições que já estarão valendo para este ano, desde as regras para a propaganda e o uso correto das redes sociais por candidatos, tempo de propaganda na Tv até as novas regras de gastos nas campanhas.

Pela tarde, a Prestação de Contas dos candidatos foi o último tema a ser abordado. O agente do TRE, José Mário Gomes fez uma exposição, mostrando os passos de como os candidatos e os responsáveis pelos partidos políticos devem proceder, antes, durante e depois das eleições. Perguntado sobre as mudanças que são feitas de eleição para eleição, o servidor disse que a resolução é um elemento dinâmico, pois ela busca se adequar à realidade. “Acho bom mesmo que seja assim, afinal a realidade muda e temos que acompanhar”.

O palestrante ressaltou ainda que a maior dificuldade no momento de prestação de contas se dá pela falta de conhecimento por parte dos interessados, das resoluções que norteiam esse item. “Quem busca informações e tira suas dúvidas, não terá problema”, alertou.

 

Amazonianarede-Aleam

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.